As obras do Programa Asfalto por Todo o Pará, no bairro da Terra Firme, estão em fase de conclusão de cerca de 4.500 metros por vias próximas ao canal União. O trabalho é executado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) com o objetivo de ampliar a mobilidade, infraestrutura, segurança e qualidade de vida para a população.  

Sebastiana da Silva Campos, 63 anos, moradora da Rua da Horta, recordou nesta terça-feira (22), a antiga realidade. “Era ponte isso aqui, colocaram um negócio aqui e parou. Cheguei de viagem e já estava a obra. Eu achei muito bom para o que estava. Minha filha tem um casal de filhos, para sair era preciso colocar o pé na lama, às vezes, a gente ia lá para cima, naquela descida que é muito alta. Eu sequei muita água nessa casa. Ela aumentou o piso”, comentou a dona de casa.

A rua em que vive, atualmente, Sebastiana inicia em uma ladeira que desce da avenida Perimetral, gerando bastante alagamentos. “Fizemos um sistema de captação de drenagem pluvial por conta da existência de pontos de olhos d’água. Além da chuva, isso propiciava a elevaçao do nível e, consequentemente, o alagamento. Conseguimos direcionar todo esse acúmulo passando pela rua União de Todos, levando até o canal da União”, explicou Wlyelisson Barbosa, engenheiro e fiscal de contrato da Sedop.
 
A via recebe agora o serviço de terraplenagem e construção de calçadas e meio-fio. João Rodrigues, comerciante, é morador há 25 anos da esquina das duas ruas citadas por Wlyelisson.

“Aqui era muito alagado, hoje esse problema está sendo resolvido. Todo mundo está gostando. Aqui era ponte. Agradecemos muito o Governo do Estado por estar fazendo por nós. Agora tem a praça do Tucunduba, coisa maravilhosa, a rua da Horta, a Mauriti. É um trabalho que nunca ninguém fez e esse governo está fazendo. Melhora em tudo, as pessoas vão começar a vir aqui. Melhora o comércio, o trânsito, carros não entravam aqui. Fica até melhor a segurança. Estamos hoje em um bairro tranquilo. Não tenho vontade de sair nunca daqui”, pontuou João Rodrigues, morador há mais de 25 anos. 

O investimento é de R$ 5.082.122,62, destinados ao bairro da Terra Firme para execução de serviços de infraestrutura. “Executamos obras de drenagem profunda, terraplenagem, meio fio, sarjeta, calçada, além dos serviços de pavimentação e finalização. Os moradores comentam que havia uma carência de infraestrutura, principalmente, nesse local próximo ao canal União”, complementa o engenheiro.

Ao longo de 4,5 quilômetros, 18 vias são contempladas, como a Rua da Horta, Pass. São Pedro, Rua Santa Helena, Pass. Kadja, Pass. 24 de Dezembro I, Pass. 24 de Dezembro II, Pass. Vilhena, Pass. Maranhão, Pass. Martins, Pass. Ingazeira, Rua Quaruba, Rua Belo Horizonte, Rua Andiroba, Pass. Eduardo, Rua Imirema, Pass. Fé em Deus, Alameda Nova (Rua da Horta), Pass. Bom Jesus (Alameda Fé em Deus) e Pass. União de Todos.

Fonte: Governo PA