Profissionais da rede municipal de saúde participaram na manhã desta quinta-feira, 10/11, no Complexo de Saúde Oeste, no bairro da Paz, de uma programação da Prefeitura de Manaus referente ao “Novembro Azul”, campanha que tem o objetivo de estimular a população masculina a cuidar da saúde.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Distrito de Saúde (Disa) Oeste, o evento contou com a promoção de palestras educativas, oferta de consulta médica, vacinação, teste rápido para HIV, sífilis e hepatites B e C, além de serviço de corte de cabelo.
“O objetivo foi informar e alertar os profissionais da saúde sobre a importância do autocuidado, da alimentação saudável e da atividade física na prevenção e controle das doenças, assim como alertar sobre câncer de próstata, que é um dos que mais atinge a população masculina, atrás apenas do câncer de pele”, explicou a gerente de Atenção à Saúde do Disa Oeste, Flávia Alves da Silva.
Segundo a gerente, as mesmas ações estão sendo reforçadas no mês de novembro em todas as unidades de saúde. “A ideia é tentar atrair a população masculina para dentro das unidades de saúde, onde poderão acessar os serviços disponíveis”, informou.
O gerente de Inteligência de Dados do Disa Oeste, Patrick Aguiar Ramos, 37, participou da atividade e disse que a campanha Novembro Azul é mais uma estratégia dos serviços de saúde para orientar os homens sobre a importância de observar a própria saúde, principalmente nas ações de prevenção.
“Muitas vezes os homens acham que são de ferro. A gente sempre tem preocupação com a saúde da esposa, dos filhos e, enquanto servidor da saúde, da população em geral, mas deixamos de lado a nossa própria saúde. E esse evento vem chamar a atenção para essa questão de que os homens não têm a cultura de buscar a prevenção, só de apagar incêndio. No meu caso, a ficha caiu realmente depois do nascimento da minha segunda filha e faz cerca de dois anos que passei a procurar atendimento em saúde de seis em seis meses e realizar os exames. A gente sabe que tem um legado para deixar, então tem que ter esse cuidado”, afirmou Patrick.
Imunização
Durante a ação no Complexo de Saúde Oeste, a gerente de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, reforçou a importância da vacinação para homens de todas as idades na prevenção de doenças como sarampo, covid-19, tétano, febre amarela, caxumba, rubéola, assim como a imunização o público adolescente, que inclui a vacina Meningocócica ACWY e contra o HPV, que pode prevenir o câncer peniano e anal.
A enfermeira fez ainda um alerta, em especial, para que os homens procurem a vacinação contra Hepatite B. “Existe vacina para a prevenção da Hepatite B, que pode ser transmitida por meio de relação sexual sem o uso de preservativo, e todos os homens devem procurar atualizar o cartão de vacina, mesmo os idosos. O público masculino de forma geral é um grupo muito difícil para procurar a vacina, até por conta da falta de tempo por causa do trabalho, mas é importante que aproveite as ações que estão ocorrendo esse mês e busque uma unidade de saúde para atualizar o cartão de vacina”, alertou.
Como parte da programação do “Novembro Azul”, o Disa Oeste está preparando um ‘Dia D’ de ações voltadas preferencialmente para o público masculino, marcado para dia 19 de novembro, na Unidade de Saúde da Família (USF) Leonor de Freitas, na avenida Brasil, s/nº, bairro Compensa 1, zona Oeste, das 8h às 12h.
— — —
Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa