Olá Aeroviários, sejam bem-vindos a bordo a DIRANE AVIAÇÃO E TREINAMENTOS, vamos juntos embarcar nessa matéria especial para falarmos sobre esse profissional de grande importância para a aviação civil, que é o Mecânico de Aeronaves.
Para se tornar um mecânico de aeronaves é preciso fazer o curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica (MMA). Ser mecânico de aeronaves, é saber que essa profissão requer muita dedicação desse postulante a mecânico. E com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, é preciso cada vez mais dedicação e esforço para se tornar um profissional qualificado. Sendo assim, se você gosta da área e pretende seguir esta carreira continue conosco. A seguir, vamos falar sobre as etapas para se tornar um mecânico de aeronaves.
A primeira etapa para se tornar um mecânico de aeronaves é fazer um curso de manutenção de aeronaves. Para isso, escolha com atenção a escola para realização do curso. Afinal, este curso será a base, onde você aprenderá tudo o que precisa para se tornar um mecânico de aeronaves de sucesso. Existem até opções de cursos presencial, semipresenciais e online conforme a necessidade do aluno ou seja, cursos que você poderá fazer em casa .
A partir do final do segundo período do curso já é permitido fazer um aprova da Anac para obter o Certificado de Conhecimentos Teóricos (CCT) provisório. Este certificado permite trabalhar como auxiliar de mecânico e assim adquirir experiência prática na área.
O curso dura aproximadamente dois anos e possui três módulos divididos entre os seguintes conteúdos:
- 1º – Módulo básico (BAS)
- 2º – Grupo Motopropulsor (GMP)
- 3º – Célula (CEL)
- 4º – Aviônicos (AVI)
Após finalizar o curso completo você estará habilitado a trabalhar em três áreas relacionadas à manutenção de aeronaves. Ou seja, terá muitas oportunidades para atuar no mercado.
No entanto, assim como a tecnologia se renova, é preciso que você se mantenha atualizado. Por isso, a maioria das companhias oferece cursos de atualização para que o profissional esteja cada vez mais preparado.
Cada módulo é composto por temas e conteúdos essenciais para a formação, mas em geral são duas etapas a cumprir: As formações básica e especializada. Dentro da formação especializada, você terá três módulos e concluindo todos estará apto a exercer atividades em três áreas da mecânica de aeronaves. Veja a seguir mais detalhes sobre cada etapa do curso.
1ª Etapa: Módulo Básico (BAS)
O Módulo Básico (BAS) é o primeiro passo para iniciar a carreira de mecânico de aeronaves. Por isso, escolha uma escola de aviação credenciada e de qualidade para realizar este e os outros cursos essenciais para se tornar um profissional qualificado.
Nesta etapa, você aprenderá conceitos básicos a respeito da mecânica de aeronaves para que possa realizar outras etapas do curso mais específicas. A duração do curso é de aproximadamente 7 meses e depois você estará apto a escolher entre as demais especializações.
2ª Etapa: Módulos especializados
Após a realização e aprovação no Módulo Básico (BAS), você estará apto a escolher entre as especializações. Ao optar pela especialização em Grupo Motopropulsor (GMP), você aprenderá sobre todos os tipos de motores de aviação, e poderá atuar no reparo, manutenção e instalação de hélices e rotores.
Se preferir especializar-se em fuselagem e estruturas dos aviões em geral, poderá escolher a especialização em Célula (CEL). Ou ainda, se você pretende trabalhar com o sistema elétrico e eletrônico das aeronaves, o mais indicado é o módulo especializado em Aviônicos (AVI). Enfim, o ideal para se tornar um profissional completo é realizar as três especializações. Assim, ao final do curso completo, terá três áreas para atuar. Após o finalizar o curso, você precisa realizar a prova da Anac para obter o Certificado de Conhecimentos Teóricos (CCT) definitivo. E enfim, poderá concorrer a uma vaga de mecânico de aeronaves.
Os cursos de especialização duram em torno de 8 meses e os valores podem ser consultados na escola de aviação. Muitas, inclusive oferecem descontos e opções de parcelamento.
Áreas de atuação
Esses profissionais podem atuar em empresas de linhas aéreas, aviação executiva, táxi aéreos tanto os de asas rotativas (helicópteros) e asas fixas (aviões), aviação petrolífera offshore e onshore, aviação de táxi aéreo e aviação privada (empresas que tem a sua própria aviação).
Bem ficamos por aqui e espero ter ajudado você a entender e conhecer quais os passos para quem almeja essa ter essa magnifica profissão mecânico de aeronaves.
Bons Voos