O Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, e os Subprocuradores-Gerais para Assuntos Jurídicos e Institucionais, Nicolau Libório dos Santos Filho, e para Assuntos Administrativos, George Pestana Vieira, foram empossados nos respectivos cargos para o biênio 2023-2024, na terça-feira (1º), em cerimônia festiva no Teatro Amazonas.
“É o cidadão que temos a intenção de atingir com o nosso trabalho, levar a Justiça aos amazonense. Para isso, é preciso retomar os investimentos no pós-pandemia, com foco no interior do Estado, investir em tecnologia da informação, estruturação e, principalmente, em capital humano. A pandemia nos forçou a reconhecer o valor do ser humano e a fazer um pouco mais pelo outro”, disse o Procurador-Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, na cerimônia.
Em seu primeiro biênio 2020/2022 à frente do Ministério Público do Amazonas (MPAM), o PGJ buscou atuar, sempre que possível, estabelecendo relações de parceria com outras instituições do sistema judiciário, dos poderes Executivos e Legislativos estadual e municipais, reforçou sua disposição de interação e harmonia entre as instituições. A postura foi reconhecida pelos chefes de instituições presentes.
“O Ministério Público Estadual tem uma função muito importante como fiscal da Lei, mantenedor das garantias individuais e coletivas, de fazer e manter o Estado com funcionamento melhor. O Dr. Alberto Nascimento tem estabelecido o diálogo com outras instituições”, disse o Governador do Estado, Wilson Miranda Lima, que destacou características pessoais do PGJ na chefia do Ministério Público:
“Quem procura um cargo desses não busca a felicidade, busca o compromisso e a missão. O Dr. Alberto teve uma manifestação positiva dos membros do MP e minha postura não podia ser outra a não ser reconduzi-lo ao cargo de PGJ (Procurador-Geral de Justiça)”.
O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e Institucionais, Nicolau Libório, destacou a experiência obtida à frente da pasta Jurídica e Institucional do MPAM.
“Vou completar 37 anos de MP, acompanhei a administração do Dr. Alberto nos últimos dois anos e posso dizer que é uma experiência formidável. Fico feliz com a administração do procurador geral de Justiça, que tem sido dinâmica e rendido frutos para a sociedade”. Nicolau Libório, Procurador de Justiça.
A Associação Amazonense dos Membros do Ministério Público, representada por seu presidente, o Promotor de Justiça, Alessandro Samartin de Gouveia, parabenizou aos empossados e, homenageou também a atuação do MPAM durante o período eleitoral, especificamente no segundo turno, considerando uma eleição histórica pelo cenário de polarização.
“Nós vivemos um momento muito importante na história deste país. Peço licença para agradecer o valioso empenho, dedicação e competência com que os membros do Ministério Público do Amazonas atuaram neste pleito eleitoral”, disse Alessandro Samartim.
(*) Com informações do AM1