Procon fiscaliza postos de combustíveis em Manaus

Foto: Gilson Mello

Postos deverão fornecer dados sobre valores de compra e venda de combustíveis nos últimos três meses

Após o aumento do preço da gasolina na capital amazonense, o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) integrou uma operação nesta quinta-feira (10) para fiscalizar postos de combustíveis na cidade. Nos primeiros postos visitados pelos fiscais, foi constatada a venda de gasolina por até R$ 7,49.

O aumento de preço em Manaus ocorreu horas depois de a Petrobras anunciar um reajuste de R$ 18,8% no preço da gasolina, 24,9% no preço do diesel e 16,1% no preço do gás de cozinha. No entanto, o aumento só valerá a partir desta sexta-feira (11).

“O aumento desta quinta é resultado de reajuste da Petrobras, dentro da política de preço da estatal. Nos últimos 30 dias, vimos um salto no valor do barril do petróleo, que foi de 91,41 dólares para $109,57, com pico de $139,1. Lembremos também que o atual cenário, com a invasão na Ucrânia, afeta diretamente essa cadeia, já que a Rússia é a terceira maior produtora de petróleo no mundo”, apontou o diretor-presidente do órgão.

As fiscalizações seguirão nos próximos dias. Os postos que tiverem reajuste de preço deverão entregar ao Procon-AM informações detalhadas sobre os valores de compra e venda, nos últimos três meses, dados que serão analisados.