Objetivo é facilitar o acesso às informações de preços praticados aos consumidores
O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), lança hoje terça-feira (06/06), em formato eletrônico no site do órgão o QR Code para coletar preços de preços de itens juninos. O QR Code estará disponível para que os empresários do ramo de supermercado, mercados e lojas de itens juninos possam preencher para que o Procon-AM divulgue a pesquisa a população amazonense.
O mês de junho é o período em que ocorre aumento da demanda por produtos específicos dos festejos de arraiais em todo o Brasil. No Amazonas não é diferente.
Visando a praticidade e a informação aos consumidores, o Procon-AM cria o QR Code e solicita a colaboração dos empresários que comercializam produtos e itens utilizados na culinária junina por meio do preenchimento da pesquisa de preços. O órgão encaminhou e-mail para os estabelecimentos na capital, dentre eles supermercados, mercados e lojas especializadas em artigos juninos.
O diretor-presidente do Procon/AM, Jalil Fraxe, informa que o órgão realiza pesquisas por meio do QR Code para agilizar a coleta de preços e consequentemente na divulgação aos consumidores, com transparência e harmonia nas relações de consumo.
“Estamos mais uma vez utilizando a tecnologia para obter dos empresários informações de maneira célere por meio do formulário com QR Code ou através do link dos valores praticados nesse período. O objetivo final é informar ao consumidor de maneira rápida, onde encontrar o produto que busca, bem como onde se encontra mais barato, facilitando assim a vida do consumidor que poderá planejar a sua compra e escolher o valor de acordo com a sua realidade econômica,” afirma Fraxe.
Aos empresários que queiram participar, podem acessar o QR Code ou através do link https://forms.office.com/r/iTruenUkmH . Vale ressaltar que a pesquisa é voluntária, no entanto, as empresas que receberam notificação do Procon-AM, o preenchimento é obrigatório.
O órgão informa aos empresários amazonenses que, caso haja impossibilidade de adoção da ferramenta eletrônica, pede-se que a resposta seja encaminhada através do endereço eletrônico da fiscalização, e-mail: fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br
O Procon/AM reforça a importância da participação dos empresários do ramo no preenchimento do formulário, criando assim uma relação de consumo mais abrangente e dinâmica por meio de informações precisas e na palma da mão dos consumidores amazonenses.
Contato para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM)