22.5 C
Manaus, BR
1 de dezembro de 2020
Meio ambiente

Primeiro dia do seminário Sínodo da Amazônia

O evento contou com a presença do líder da Pontifícia de Ciências do Vaticano, Marcelo Sorondo; o arcebispo emérito de São Paulo Dom Claudio Hummes; Arcebispo de Manaus Dom Sérgio Castriani, o general Augusto Nardi, comandante do Comando Militar da Amazônia e o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, Eduardo Taveira.

Na manhã desta quinta-feira (07/03), aconteceu a abertura do ‘seminário Sínodo da Amazônia, contribuições a partir do desenvolvimento sustentável’, reunindo diferentes setores da sociedade para um diálogo inter-religioso sobre o tema à luz do desenvolvimento sustentável.

O general Augusto Nardi, mais importante autoridade militar da Amazônia Ocidental acompanhou o evento, refletindo o prestígio do Alto Comando do Exército com a temática amazônica, o equilíbrio democrático e a soberania nacional no que se refere à Amazônia brasileira.

Representando o Governo do Estado, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, Eduardo Taveira, fala o que representa o evento tanto para secretaria quanto para o Estado. ”temos dois compromissos, o primeiro é com a conservação da floresta, mantendo os 97% da mesma em “pé”, o outro é trabalhar esse desafio, de como transformar esses 97% em parte conservada e ligada à qualidade de vida das pessoas do estado e em especial a população do interior”.

Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas Eduardo Taveira. Foto: Antonio Pereira.

O Pré-Sínodo resultará em uma carta, que será entregue ao Papa Francisco em outubro, contendo definições e iniciativas para preservar o patrimônio mundial, a floresta Amazônica.

Para o superintendente geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Virgilio Viana, comenta, “é um momento de reflexão em relação ao desenvolvimento da Pan-Amazônia, envolvendo não somente o Brasil mas outros oito países; estamos entrando em diálogo com ciência, empresas, setores privados e públicos, para que possamos desenvolver um trabalho para o bem comum” afirmou.

O seminário vai até dia 08 de março, e será direcionado a trabalhos temáticos, que buscarão soluções concretas para o desenvolvimento sustentável e que serão encaminhadas ao vaticano.

primeiro dia seminário sínodo da Amazonia.foto:Antonio Pereira

Publicações Relacionadas

Óleo volta a poluir praias de Alagoas e Pernambuco

Francisco Araujo

Prefeitura e Instituto Soka Amazônia coletam sementes de ipês brancos

Fabiane Monteiro

Estudantes realizam ação ambiental com lixeiras em terminal de ônibus na Cidade Nova

Redacao

Deixe um comentário

WhatsApp chat