29.5 C
Manaus, BR
7 de maio de 2021
Cidades

Prevenção ao Suicídio e Qualidade de Vida é tema debatido em escolas da capital

Prevenção ao Suicídio e Qualidade de Vida‘, foi o tema abordado pela psicóloga e escritora, Dra.Nazaré Mussa, na Escola Municipal Themistocles Gadelha (DDZ.Leste 2), na manhã desta quinta-feira (1), para os professores e pedagogos da escola.

“O grande desafio, hoje, é fazer com que o adolescente sinta confiança e fale o que está acontecendo, por isso, nas palestras explico os sinais de uma pessoa com ideação suicida e, como a escola pode dá  o apoio necessário e ajudar no tratamento. Manaus é a sexta capital do Brasil com major índice de suicídio entre os adolescentes, uma estatística triste, mas que podemos mudar”, destacou a psicóloga.

Palestra sobre suicídio com pedagogos das escolas municipais da zona leste – foto: Mateus Araújo

Com apoio do Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi), implantado ano passado na capital amazonenses, o intuito da palestra é apresentar aos profissionais uma abordagem de prevenção nas escolas.

Para a pedagoga, Jonice Salles, a palestra foi fundamental para que os professores e funcionários saibam como lidar com os desafios de jovens que tem uma mente depressiva.

“Hoje foi um aprendizado  tanto  profissional quando pessoal, passo a maior parte do tempo dentro da escola e me deparo com muitas situações. 67% dos casos de suicídios, a escola sempre é a primeira a detectar. Juntos com a família queremos ajudar este jovem a ver um futuro melhor e com possibilidades, e dizer que sim, a vida tem valor”, ressaltou Janice, que ficou encantada com a palestra e as muitas formas de ajudar jovens com ideação suicida.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), já foram atendidos, em forma de palestra, 221 profissionais da educação, sendo esses professores e pedagogos, das seis Zonas Distritais da cidade (DD’z). O intuito das palestras, é levar o serviço a todos os professores e pedagogos, tanto na capital quanto no interior do Amazonas até o final de 2019.

 

Publicações Relacionadas

Novo ato em apoio ao Lava Jato é anunciado para o próximo domingo, na Ponta Negra

Conceição Melquiades

Ato pró-democracia é marcado por gritos contra fascismo

Victória Cavalcante

Prefeitura oferta nove vagas de emprego nesta terça-feira

Fabiane Monteiro

Deixe um comentário

WhatsApp chat