Diversos chefes de Estado Sul-Americanas, estarão reunidos em Brasília na próxima semana a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo Daniela Lima, âncora da CNN, na ocasião, deve ser divulgado um plano para que a Venezuela volte a pagar a dívida que tem com o Brasil.
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, irá participar da cúpula. Ainda segundo a fonte, o país sul-americano, entretanto, sofre embargos tão fortes que, mesmo se tivesse o dinheiro necessário, os caminhos de pagamento internacional estão bloqueados.
A cúpula entre os líderes está marcada para o dia 30 de maio. De acordo com o governo brasileiro, o objetivo é “promover um diálogo franco entre todos, com vistas a identificar denominadores comuns, discutir perspectivas para a região e reativar a agenda de cooperação sul-americana em áreas-chave”.
Iuri Pitta, analista de Política da CNN, avaliou que o plano que deve ser anunciado também serve para amenizar os ataques que surgem sempre que há algum tipo de reaproximação ou agenda com líderes da Venezuela, Argentina, entre outros países.
Assim, Pitta também ressalta que é uma tentativa do governo de manter e retomar relações externas com países de diversas vertentes, tendo sido a Argentina a primeira nação visitada por Lula em seu terceiro mandato como presidente, e os Estados Unidos em seguida, por exemplo.
O petista reforçou em outras oportunidades a intenção de reaproximar o Brasil a outros países da América do Sul, além de retomar negociações de acordo com o Mercosul e a União Europeia.
No início de maio, durante visita do presidente argentino, Alberto Fernández, Lula pontuou que fará todo e qualquer sacrifício para ajudar o país vizinho.