No último dia 25/5 o município de Presidente Figueiredo deu um importante passo na história da enfermagem local, o município por meio da prefeita Patrícia Lopes, sancionou a Lei 967/2022, que determina e regulamenta a jornada de 30 horas semanais, para os enfermeiros do município, tornando-se cidade modelo.
Em um video divulgado nas redes sociais, Patricia Lopes é homenageada pelo Presidente do Coren-AM e membros representantes da categoria. Além de prefeita, Patricia também é enfermeira e já atuou na área antes do mandato.
A jornada, conquistada na última segunda-feira (23), está em conformidade com o que a atual gestão do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), que tem defendido enfaticamente nos últimos quatro anos os pleitos da categoria. Em setembro de 2021, reuniu-se com a prefeita de Presidente Figueiredo, Patrícia Lopes, para apresentar propostas de melhorias aos profissionais de Enfermagem que atuam no município, dentre elas as 30 horas de jornada.
O presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-AM), Sandro André, em entrevista falou sobre a importância da valorização dos profissionais que atuam na enfermagem, e em outros momentos já havia sugerido a criação da lei e aprovação.
“Temos como parte da nossa missão a valorização profissional, acreditamos que pautas como as 30 horas para os municípios sejam de extrema importância. Nos últimos anos temos buscado sensibilizar os gestores municipais em relação à carga horária da Enfermagem. Esta é uma grande vitória para a categoria e fruto de um longo processo de articulação, em trabalho árduo”, disse.
O presidente ainda lembra que a categoria de Enfermagem é a maior em números dentre os profissionais da saúde, especialmente, é aquela que assiste ao paciente durante as 24 horas, estando à beira do leito. “Ainda assim, diante de tamanha importância, precisamos lutar pelo devido valor, mas acredito que vitórias como esta passarão a ser uma constância”, enfatiza.