Foto: Divulgação/SporTV

O presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, vai apresentar sua demissão ao cargo por conta do beijo forçado que ele deu na jogadora da seleção da Espanha Jenni Hermoso, afirmou nesta quinta-feira (24) o jornal “El País”.

O gesto, que ocorreu na cerimônia de entrega de medalhas após a vitória da Espanha na Copa do Mundo feminina, recebeu uma chuva de críticas e fez com que Rubiales virasse alvo de processos na Fifa e no Conselho Superior de Esportes da Espanha.

Segundo uma reportagem do “El País”, após dias de resistência Rubiales comunicou à sua equipe que pedirá demissão na sexta-feira (25), durante uma assembleia de emergência que o Conselho Superior de Esportes convocou para tratar da crise.

Ainda de acordo com o jornal, fontes relataram que Rubiales vinha tentando de todas as maneiras permanecer no cargo – ele inclusive pediu a Jenni Hermoso que gravasse um vídeo com ele respaldando a versão de que o beijo foi apenas um carinho entre amigos e argumentou que essa seria a única forma de manter seu emprego, segundo uma reportagem do site “Relevo”. Hermoso negou o pedido.

Mas a decisão da Fifa desta quinta-feira (24) de abrir um processo disciplinar contra Rubiales fez com que o dirigente percebesse que ele não tinha mais saída, ainda de acordo com o “El País”.

Antes, ele já havia sido criticado pelo primeiro-ministro espanhol, Pedro Sáchez, e por duas de suas ministras, que chamaram o beijo forçado de violência sexual. Também foi denunciado ao Ministério Público espanhol.

Rubiales chegou a se desculpar pelo beijo, mas, antes, minimizou o gesto e chamou de “idiotas” os que o criticaram.

A jogadora Jenni Hermoso se pronunciou sobre o caso na quarta-feira (23) pela primeira vez desde que o caso se tornou polêmico. Através de um sindicato a que pertence, Hermoso disse que condena o ato e vai exigir “medidas exemplares”.

Foi a primeira vez que Hermoso falou desde que voltou à Espanha, na segunda-feira (21). Havia bastante dúvida sobre sua posição.

Em um primeiro momento, ela reclamou da atitude durante uma transmissão ao vivo em suas redes sociais logo após a partida, no vestiário. “Eu não gostei, viu?”, disse, ao ser questionada por colegas sobre o beijo.

Mais tarde, no entanto, a Federação Espanhola de Futebol divulgou uma nova declaração de Hermoso, na qual ela disse também que o gesto foi “um ato de carinho entre amigos”. Mas a própria jogadora não postou a declaração em suas redes e nem voltou a se pronunciar sobre o caso, o que gerou especulações de que ela foi pressionada pela federação.

g1