O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Vanderlan Cardoso (PSD-GO), afirma que Gabriel Galípolo não deve ter problemas durante a sabatina ao cargo de presidente do Banco Central e aposta na vitória unânime do economista.
“Acredito que hoje ele vai ter unanimidade. No plenário, deve ocorrer da mesma forma. Todos os senadores e senadoras têm até admiração por ele, pela sua condução, pela forma respeitosa que ele tratou todos os senadores quando ele esteve aqui. Ele esteve em gabinete por gabinete. conversou com todos os senadores e senadoras”, afirmou à CNN, antes de abrir a sessão da CAE nesta terça-feira (08).
Leia Mais
Relator apresenta parecer com elogios a Galípolo, indicado à presidência do Banco Central
Zambelli é interrogada em ação no STF por invasão nos sistemas do CNJ
Moraes autoriza ida de ex-deputado Daniel Silveira para regime semiaberto
A expectativa é para que ele repita, na CAE, o feito de Roberto Campos Neto, que tem mandato até 31 de dezembro deste ano na presidência do BC, e foi aprovado pela Comissão por unanimidade entre os parlamentares presentes. Na votação no plenário, ocorrida em fevereiro de 2019, o então indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro teve 55 votos favoráveis, seis contrários e uma abstenção.
As votações da indicação de Galípolo tanto na Comissão, quanto no plenário, são secretas e devem ocorrer ainda nesta terça-feira.
Galípolo é visto como um “velho conhecido da casa” por ter passado pelo mesmo trâmite no ano passado, quando foi indicado para a diretoria de Política Monetária do Banco Central, cargo que ocupa atualmente. Ele tem uma boa interlocução com parlamentares da base e da oposição e frequentemente é elogiado por posicionamentos no BC.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Presidente da CAE aposta em aprovação unânime de Galípolo no site CNN Brasil.