Fotos - Artur Barbosa / Semsa

Como parte da programação da campanha Abril Verde, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da promoção da saúde e segurança no trabalho, a Prefeitura de Manaus realizou, nesta quarta-feira, 24/4, uma programação no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, zona Norte da capital.

O evento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest/Manaus), contou com palestras e rodas de conversa, que possibilitaram um amplo espaço para troca de informações e esclarecimento de dúvidas sobre o tema.

A programação contemplou a participação de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, bioquímicos, farmacêuticos, técnicos de enfermagem e outros profissionais do Distrito de Saúde (Disa) Norte, que desenvolveram o tema “Juntos contra a subnotificação de acidentes de trabalho, pela segurança e saúde de todos”.

A primeira palestra foi desenvolvida pela técnica do Cerest Regional Manaus, Maria do Socorro Oliveira Soares, que destacou o papel do Cerest na prevenção de doenças relacionadas ao ambiente de trabalho.

“Nossa tarefa é promover ambientes de trabalho saudáveis, estimulando ações de promoção, prevenção e vigilância nos ambientes e processos de trabalho. Esta palestra de hoje teve um caráter formativo assinalando o impacto das doenças na qualidade de vida e na produtividade dos trabalhadores”, sintetizou.

A gerente de Vigilância em Saúde do Disa Norte, Francinara Batista Neves Lima, destacou que a campanha Abril Verde é o período oportuno para orientar e reforçar informações sobre as condutas a serem seguidas pelos profissionais de saúde que atuam na ponta, que têm um papel fundamental na notificação de doenças e agravos.

“A palestra destacou o avanço que a Política Nacional de Saúde do Trabalhador, que reúne os princípios e as diretrizes que embasam as ações de promoção e a proteção da saúde. E dentro da política enfatizamos a importância das notificações, as doenças que devem ser notificadas, o que é um acidente de trabalho e outros aspectos relacionados ao tema que se apresentam no consultório, na unidade de saúde e que merecem atenção”, salientou Francinara.

Para a enfermeira Terezinha Coutinho, que atua na UBS N-08, o evento foi importante porque esclareceu pontos sobre as formas de prevenção a acidentes de trabalho e às condições que podem ser ajustadas para

evitar problemas ou doenças futuras para os trabalhadores.

“Foram informações importantes que vão nos apoiar na notificação de alguma doença ou de agravo e na condução desse trabalhador para as unidades de referência. Compreender esse fluxo, esse acompanhamento, é fundamental para que essa pessoa receba a assistência adequada”, ressaltou.

— — —

Texto – Tânia Brandão / Semsa