Moradores do bairro São Raimundo, na zona Oeste, relatam que as obras de asfaltamento da Prefeitura de Manaus devem resgatar o acesso às escolas, retomar o itinerário dos ônibus e alavancar as vendas no comércio local. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) leva o serviço a três vias: Rio Branco, rua do Rosário, que está em execução, e São Sebastião, já concluída.
Moradora há 50 anos da rua do Rosário, Iraci Monteiro, 76, destacou que a obra da prefeitura vai garantir qualidade de vida aos moradores. “A entrada de veículos, de carros por aplicativo e de ambulância será uma realidade. Até para a gente andar, para não dar topada. Agradeço à prefeitura por estar aqui na minha rua”, disse.
Conhecido no bairro por “Ceará”, Antônio Félix, 53, mora há 35 anos no São Raimundo e conta que os tempos mudaram na área. “Estava muita buraqueira. Quando uma pessoa idosa precisava sair de casa, era sempre um sacrifício. Pessoas em cadeira de rodas também. Um dia desses, a vizinha precisou chamar uma ambulância, mas não dava para entrar por causa dos buracos. “A gente agradece à prefeitura, porque quem vive aqui sabe das dificuldades. Espero que chegue para outros bairros também”, complementou.
O secretário de Obras, Renato Junior, afirmou que essas obras são fundamentais para a melhoria da vida nas comunidades de Manaus. “Nossas equipes atuam com várias frentes, seja asfalto, implantando iluminação ou ainda recuperando redes de drenagem. Essas intervenções seguem os padrões de qualidade preconizados pelo prefeito David Almeida”, ressaltou.
Otimismo
Oziel Ribeiro, 66, morador há 42 anos, é comerciante e, com a obra, enxerga lucros para a mercearia. “Há um tempo, essa rua estava bem ruim, mas, agora, foi passado o asfalto novo e só tem a melhorar. Até o acesso ficou melhor e vai aumentar minhas vendas. Só temos a agradecer à Prefeitura de Manaus”, relatou.
A estudante Camile Reis, 17, também comemorou as obras de infraestrutura. “Eu cresci e me criei aqui. A infraestrutura da rua já era péssima. As crianças não podiam brincar por conta do lixo e do mau odor e, claro, dos buracos. Agora, sim, melhorou a ida para a escola, para chegar até a parada de ônibus. Melhorou bastante. Obrigada, prefeitura”, disse.
Atendida pela Seminf nesta terça-feira, 10/10, a rua do Rosário, de 490 metros de extensão, recebe 220 toneladas de massa asfáltica. Na zona Oeste, a prefeitura atendeu, com o “Asfalta Manaus”, mais de 260 ruas. O serviço é intensificado nas “Obras de Verão”.
— — —
Texto – Alessandra Taveira / Seminf