Fotos - Divulgação/IMMU

Prefeitura de Manaus, via equipe do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), reparou, na noite de segunda-feira, 25/9, a fiação do Terminal de Integração 5 (T5), no bairro São José, zona Leste, após o furto de fios elétricos da estrutura. Outra providência foi reforçar a presença da Guarda Municipal, na área, para evitar novas ocorrências.

O vice-presidente de Transporte do IMMU, Alexandre Frederico, lamentou o ocorrido e solicitou colaboração da população para denunciar furtos ou vandalismo nos terminais de integração e em quaisquer logradouros públicos.

“Mais uma vez, a população usuária do serviço de transporte coletivo de Manaus foi prejudicada pela ação de bandidos, e esses ladrões acabam prejudicando usuários do sistema. Nós tivemos furto de cabos elétricos do Terminal Integração do São José, que afetou todos os serviços que necessitam de eletricidade, tais como a bilhetagem eletrônica e o sistema de gerenciamento da frota”, frisou o vice-presidente.

Frederico ainda destacou como a população pode ajudar a manter os serviços funcionando corretamente e evitar furtos. “Pedimos à população que, ao ver uma situação suspeita, chame os órgãos responsáveis, pode ligar para a Guarda Municipal, no telefone 153; Polícia Militar, no número 190; ou ainda para o IMMU, no 118”, disse o vice-presidente.

O vandalismo é outro problema enfrentado pelos usuários do transporte público. De janeiro a agosto deste ano, o IMMU já teve que realizar diversas manutenções em decorrência desses atos de depredação. Foram trocadas 165 torneiras, realizados 55 reparos em caixas acopladas, substituição de 35 kits de fixação de vasos, 20 vasos sanitários completos, cem sifões, cem engates e cem fitas Teflon. O custo total dessas intervenções já alcança a marca de R$ 15 mil, somente para esses pequenos consertos.

Para o vice-presidente de Transportes, a atitude irresponsável de quem realiza esses atos só prejudica os usuários. “É lamentável que tenhamos que lidar com atos de depredação que, além de gerar prejuízos financeiros, prejudicam diretamente os usuários dos ônibus. Cada centavo gasto com reparos poderia ser investido em melhorias para o sistema de transporte. Pedimos a colaboração da população para que denuncie e ajude a preservar os terminais e plataformas de ônibus localizados na cidade”, declarou.

É fundamental que a população esteja ciente de que os terminais são patrimônios públicos, e sua manutenção é custeada com recursos que poderiam ser investidos em outras áreas essenciais. A prefeitura reforça o pedido para que os cidadãos colaborem, denunciando atos de vandalismo e ajudando a conservar os espaços que são de todos. Juntos, podemos garantir um serviço de transporte público de qualidade e terminais em boas condições de uso.

— — —

Texto – Álisson Castro/IMMU