27 C
Manaus, BR
28 de novembro de 2020
Saúde

Prefeitura reforça UBS municipais com profissionais de várias categorias

Foto de Mário Oliveira da Semcom

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, anunciou a contratação de 146 profissionais de saúde, de diferentes categorias, para atuar nas ações de enfrentamento à Covid-19, no município de Manaus. A medida sucede a convocação de seis Agentes Indígenas de Saúde, ocorrida no início do mês de outubro, para reforçar as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no combate à doença nas comunidades indígenas da área urbana da capital amazonense.

As contratações serão em regime temporário, com duração de seis meses, e levarão para as unidades de saúde municipais 46 enfermeiros, 60 técnicos em enfermagem, dez médicos clínicos gerais e 30 técnicos em patologia clínica, que irão integrar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e policlínicas do município, para fazer o primeiro acolhimento, a avaliação clínica e os encaminhamentos necessários para os casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus em Manaus.

As contratações atendem à determinação do prefeito Arthur Neto, de ampliar, ainda mais, os esforços da saúde municipal, a fim de impedir o aumento das ocorrências da Covid-19 na cidade.

“Tenho tomado todas as medidas para dar prosseguimento no combate à Covid-19 de forma responsável. Todos sabem a enorme preocupação que tenho com a saúde do povo manauara e vou enfrentar à altura os desafios trazidos por essa doença para a nossa cidade. Os novos profissionais mostram a continuidade da nossa preocupação, eles serão um reforço essencial para que a cidade não caia na chamada segunda onda do novo coronavírus, maximizando a agilidade e eficiência de resposta das UBSs, em um momento de crescimento da demanda. Nós lutamos desde o começo e vamos lutar até o final”, afirmou o prefeito Arthur Neto.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, por sua vez, ressaltou a importância do engajamento da população no esforço de prevenção, para que as unidades possam se concentrar nos casos já existentes. “Nunca é demais reiterar o quanto é importante que a população de Manaus nos apoie nesse processo, que tente ficar em casa o máximo possível, que só saia se for estritamente necessário, e que mantenha as medidas preventivas, como o uso de máscaras, a higienização constante das mãos e o distanciamento social, para que os casos da Covid-19 possam diminuir, e não tenhamos uma sobrecarga das unidades de saúde municipais”, contou Magaldi.

A convocação dos 46 enfermeiros e 60 técnicos em enfermagem está dentro da nova chamada do Cadastro de Reserva do Processo Seletivo Simplificado (PSS) n° 002/2017. Já os 30 técnicos em patologia clínica são do resultado do Edital de Chamamento Emergencial n° 002/2020. Os dez médicos clínicos gerais serão contratados por meio do Edital de Chamamento Emergencial n° 004/2020. O chamamento será publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (8).

*Com informações da Semcom

Publicações Relacionadas

Medicamento para tratar AME deve estar disponível no SUS em 180 dias

Conceição Melquiades

Eloi Abreu participa de ação social de saúde no bairro Redenção

Redacao

Médico retira pepino de reto de homem que diz que foi uma semente que comeu

Redacao

Deixe um comentário

WhatsApp chat