A Prefeitura de Manaus vai participar do evento internacional Iurc América Latina “Rumo a Cidades e Regiões Sustentáveis”, que acontecerá na Colômbia, na cidade de Barranquila, de 20 a 21 de outubro deste ano, como convidada do Programa Internacional de Cooperação Urbana (Iurc), representada pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).
Desde o ano passado, Manaus integra o grupo Iurc, a partir de um termo de cooperação assinado com o Implurb. Dentro do programa, a cidade parceira de Manaus é Nápoles, e representantes técnicos da autarquia participam de encontros virtuais, troca de experiência em regeneração urbana, sustentabilidade urbanística e perspectivas, incluindo workshops e webinários.
O vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade, vai representar Manaus no evento internacional, com as despesas pagas pelo Iurc.
Na Colômbia, o evento terá um seminário sobre “Soluções Baseadas na Natureza e Regeneração Urbana”, workshops da Iurc América Latina e visitas locais relevantes, onde os participantes e especialistas internacionais vão poder trocar conhecimento e experiências em campo.
Visita a Manaus
Após fazer visita técnica a Nápoles em junho, dentro do calendário da cooperação internacional, em outubro, será a vez da capital amazonense, da prefeitura, receber os representantes de Nápoles para que eles conheçam as práticas urbanas e soluções em gestão pública. Todo o networking e experiências trocadas durante a cooperação vão ajudar na replicação de cases de sucesso em outros países.
“Ampliamos nossa rede de network e de boas práticas urbanas sustentáveis e verdes, com os parceiros do Iurc da América Latina e América do Norte. Muitas ações podem e devem ser replicadas em Manaus, adaptadas à nossa realidade. Com as facilidades de conexão e tecnologia, tendências e referências urbanísticas e arquitetônicas, é preciso pensar Manaus numa escala coordenada com cases de sucesso mundiais”, disse Andrade.
Também é foco da gestão do prefeito David Almeida fortalecer a capacidade da administração pública para projetar, desenvolver e implantar planos e projetos que promovam o ambiente sustentável e inclusivo no planejamento. “A sustentabilidade segue em alta e as ações de governo com foco nas pessoas é uma tendência para que a comunidade possa usufruir das cidades com qualidade de vida e organização”, completou o vice-presidente do Implurb.
— — —
Texto – Claudia do Valle/Implurb