Dando continuidade à programação de atividades da “Campanha Agosto Lilás”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta quinta-feira, 24/8, palestras sobre violência contra a mulher para alunos da escola municipal Profª Francisca Pergentina da Silva, localizada no bairro Zumbi dos Palmares, zona Leste da capital.
No total, 280 alunos do 8° ano do ensino fundamental participaram das palestras ao longo do dia, que foram realizadas pela equipe técnica da “Ycamiabas – Casa de Acolhimento para Mulheres”. A atividade também integra a Operação Shamar, coordenada, localmente, pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).
“Quando desenvolvemos ações para abordar a questão da prevenção dessas violências, nós conseguimos trabalhar a integralidade da Lei Maria da Penha. Essa iniciativa é necessária para ajudar a construir uma cultura de paz dentro das escolas, entendendo que os estudantes irão reverberar essas informações”, destacou Aline Vitorino, psicóloga da Ycamiabas.
Durante as palestras, os alunos receberam orientações sobre como identificar os diversos tipos de violências praticados contra as mulheres, além disso, os estudantes também encenaram as principais características de cada uma delas.
“É importante esse trabalho de conscientização dos alunos a respeito dos tipos de violências cometidos contra as mulheres, pois isso contribui para a formação de cidadãos éticos e conscientes que irão formar uma sociedade mais justa”, afirmou a professora Rozana Xavier, gestora da escola.
A aluna Tayla Alice, de 13 anos, elogiou a palestra e frisou a importância de ter acesso a essas informações. “Eu ouvi muitas coisas que eu ainda não tinha conhecimento e achei todas bem interessantes, gostei de ter essa experiência. Minha família já me orienta bastante sobre esse tema, mas é sempre bom ter novos conhecimentos, porque isso ajuda a nos proteger”, comentou.
Operação Shamar
A operação Shamar, que tem como o objetivo fortalecer o combate à violência doméstica e ao feminicídio, possui coordenação nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
No Amazonas, a operação é coordenada pela SSP-AM, em parceria com órgãos integrados da Prefeitura de Manaus, Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Defensoria Pública (DPE) e Ministério Público do Estado (MPE).
— — —
Texto – Jackeline Lima / Semasc