A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), realizou, na tarde de quarta-feira, 26/7, a palestra “Construindo conexões de qualidade”, para quase cem feirantes que trabalham na zona Oeste da capital.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), os feirantes puderam adquirir mais técnicas sobre noção de higiene pessoal; noção comportamental, técnicas de manuseio dos alimentos e mais normas técnicas da Lei 123/2004. A ação faz parte do fomento técnico, para que os feirantes fortalecem os conhecimentos e tenham ainda mais qualificação para atender ao público.
De acordo com o diretor de feiras e mercados da Semacc, Roberto Bezerra, as palestras vão acontecer com todos os permissionários e feirantes cadastrados pela Semacc. “Para que os feirantes tenham um maior aprendizado, optamos em dividir as turmas por área. Nesse primeiro ciclo, participaram os profissionais das feiras Quarentão; Compensa; Barés, São Jorge, e NAC da Compensa, todas localizadas na zona Oeste de Manaus, mas ressaltamos que todos vão ter oportunidades de participar e adquirir mais experiências técnicas, essa é uma determinação do prefeito David Almeida”, explicou Bezerra.
Os feirantes estavam bem participativos e atentos aos assuntos pertinentes aos seus trabalhos realizados nas feiras e ficaram felizes com o ciclo de palestras, que trouxe mais conhecimento técnico. “Estamos satisfeitos em participar e ganhar mais técnicas e conhecimentos. Achei interessante falarmos sobre a Lei 123, de 2004, a qual muitos têm dúvidas sobre direitos e deveres. Gostei da palestra e explicação do advogado Roberval Mendes. Foi bem esclarecedor. Quero agradecer a todos os empenhados em trabalhar trazendo melhorias para feiras e feirantes”, concluiu o permissionário da feira NAC da Compensa, Ronaldo Santos.
O ciclo de palestra está previsto para acontecer uma vez por mês, até que todos os feirantes da Prefeitura de Manaus tenham participado, adquirindo os conhecimentos técnicos.
— — —
Texto – Polyana Brelaz/Semacc