Mais de 160 gestores escolares da rede de ensino participaram do “6º Ciclo de Seminários Distritais dos Conselhos Escolares”, promovido na tarde desta segunda-feira, 31/7, pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento ocorreu nas dependências da Faculdade Estácio do Amazonas, instituição parceira do município, na área da educação, com o Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi) da secretaria.
A principal finalidade desse ciclo é fortalecer a ação dos Conselhos Escolares, na organização e atuação junto às escolas da rede pública municipal no que tange às atividades pedagógicas, administrativas e financeiras e de articulação com a comunidade.
Nesta edição, a ação foi direcionada, principalmente, a gestores escolares de todas as Divisões Distritais Zonais da Semed. No 6º Ciclo, foi trabalhado o tema “Conselhos Escolares e Captação de Recursos por meio de projetos”. A atividade é realizada pelo Departamento de Gestão Educacional (Dege) da Semed, em parceria com a Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage) e com o Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares (GAFCE).
“O Conselho Escolar é um órgão fundamental dentro da escola, uma vez que esse órgão tem várias funções, a consultiva, a de representatividade, a administrativa, mas tem uma outra que é muito importante também que é de mobilizar toda a comunidade escolar, ou seja, alunos, professores, pais e gestor, que é o presidente. E hoje é uma ação dessas, de mobilização em prol de melhorias para Conselhos Escolares, porque vai ensinar aos gestores como criar projetos para captar recursos aos Conselhos Escolares”, afirmou o diretor da Dage, Anézio Mar.
Segundo o coordenador dos Conselhos Escolares da Semed, Luiz Albuquerque, a temática do evento pode expandir os horizontes do público-alvo da ação e, com isso, melhorar o andamento do trabalho dos Conselhos Escolares na rede municipal.
“Na temática deste ano vai ser trabalhado como o diretor pode montar um projeto para captar recurso externo para o benefício da escola. É importante, porque no momento em que o diretor consegue sair dos muros da escola e trazer a comunidade ou trazer a sociedade organizada para dentro da escola ou mesmo outras instituições parceiras, ele vai estar de toda forma propiciando melhoria de qualidade pedagógica, administrativa e financeira para o trabalho dos Conselhos Escolares e, consequentemente, para suas respectivas escolas. É um momento em que o diretor tem a oportunidade de expandir os horizontes da escola”, disse Luiz.
Um dos participantes foi o diretor da escola municipal Aristóphanes Bezerra de Castro, Tarcísio Souza. Ele é gestor da unidade há pouco mais de dois meses e disse que o momento é muito importante para agregar conhecimento.
“Essa iniciativa é muito positiva, principalmente para nós gestores que estamos entrando agora, encontrando a escola de um jeito e poder, com isso, transformar a nossas escolas através do conselho escolar, através das verbas bem dirigidas, bem aplicadas democraticamente para melhor”, frisou o gestor.
— — —
Texto – Emerson Santos / Semed