Fotos - Diego Lima / Semasc

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), participou, nesta segunda-feira, 25/9, do primeiro dia de atividades do “Ciclo de Palestras e Dinâmicas – Semana da Pessoa com Deficiência”, promovido pelo Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM), com apoio do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

Realizado em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21/9, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre temas como inclusão social, capacitismo e políticas públicas voltadas para essa população, a abertura do evento ocorreu no auditório da Corte de Contas, na sede do TCE-AM, localizada na zona Centro-Sul, onde diversas autoridades do poder público e representantes da sociedade civil estiveram presentes.

“Não poderíamos, enquanto executores da política municipal de assistência social e direitos humanos, ficar de fora de um evento tão importante como este. É uma iniciativa importantíssima para a discussão e garantia de direitos de pessoas com deficiência, pois quando esse tema é pautado pela corte responsável pela fiscalização da prefeitura, do Estado e seus órgãos, isso quer dizer que as políticas públicas estão sendo vistas, avaliadas e discutidas com a seriedade que merecem”, destacou o secretário da Semasc, Eduardo Lucas.

A procuradora-geral do MPC-AM e principal idealizadora do ciclo de palestras, Fernanda Cantanhede Veiga Mendonça, ressaltou o trabalho da corte na implementação e fiscalização de políticas públicas de acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcDs) ao longo dos últimos anos e pontuou o evento como uma oportunidade para refletir ainda mais acerca do tema.

“Foi na primeira gestão do conselheiro-presidente Érico Desterro, em 2012, que implementamos a Política de Acessibilidade do Tribunal de Contas, e desde então temos tido todo o apoio para que possamos realizar não apenas eventos, mas campanhas direcionadas a fiscalização de políticas públicas de acessibilidade como um todo. Sabemos que ainda é pouco, mas temos tentado realmente conscientizar o cidadão. Esperamos sair daqui com uma visão ainda maior sobre os direitos das pessoas com deficiência e que nos permita aplicar, ainda mais, em nosso dia a dia, o respeito pelo próximo”, concluiu a procuradora.

Servidor do TCE-AM e atleta paratleta de tênis de mesa, James Soares elogiou a iniciativa e destacou a importância da discussão para a vida de milhares de PcDs presentes na capital amazonense.

“É um evento muito importante para todos nós, pois resgata nossa autoestima. Muitos, por falta de acessibilidade em espaços públicos, já não sentem mais vontade de sair de casa, o que afeta demais o emocional. Por isso, é importante que eventos assim sejam realizados, principalmente sob o comando da doutora Fernanda, que vem realizando um ótimo trabalho”, afirmou.

A programação “Ciclo de Palestras e Dinâmicas – Semana da Pessoa com Deficiência” continua nesta terça-feira, 26/9, das 8h às 12h.

— — —

Texto – Guilherme Pacheco / Semasc