Foto – Divulgação / IMMU

Concluindo as iniciativas do Setembro Verde, período dedicado à reflexão sobre a inclusão de indivíduos com deficiência, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), acolheu, nesta quarta-feira, 4/10, os cidadãos que buscaram os serviços do órgão no shopping Phelipe Daou, e foram anunciadas as novas medidas que irão aprimorar a inclusão e acessibilidade na emissão do PassaFácil PcD. A iniciativa beneficiará Pessoas com Deficiência, indivíduos com Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH) e Transtorno de Espectro Autista (TEA).

De acordo com o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, uma das principais e mais importantes medidas tomadas foi a ampliação do atendimento médico que passa a ser realizado em dois dias da semana, nas terças e quartas, o que aumentará o número de acessos e evitará filas de espera. O novo formato de atendimento já inicia na próxima terça-feira, 10/10.

“Nossa função é facilitar a vida das pessoas que necessitam desse serviço. Então, anunciamos a ampliação do atendimento médico que faz a análise de documentos para emissão do PassaFácil PCD, de um dia para dois na semana, conforme determinação do prefeito David Almeida. Com isso, vamos garantir que o agendamento seja mais rápido”, informou.

A médica Karina Alves afirma que os atendimentos aos usuários serão intensificados, permitindo que um maior número de pessoas tenha acesso.

“Atualmente, são realizados, em média, 40 atendimentos médicos em todas as quartas-feiras. Com a ampliação das consultas vamos duplicar esse número”, informou Karina.

Paulo Henrique também informou que em breve serão anunciadas algumas alterações no decreto que regulamenta o atendimento e a emissão do benefício do PassaFácil PCD.

“Em breve iremos anunciar a alteração do decreto nº 1128, de 29/7/2011, que regulamenta o artigo 261 da Lei Orgânica do Município, para que sejam aceitos os laudos de qualquer médico especialista que ateste a condição de PCD listadas no decreto, independentemente de ser do SUS ou particular”, finalizou.

Melhorias

Para melhorar o atendimento, a unidade implementará alterações na identidade visual do setor destinado a PCDs. Uma nova recepção será disponibilizada, garantindo maior acessibilidade em um ambiente mais acolhedor e confortável tanto para os usuários quanto para os servidores.

A prefeitura reforça o compromisso em promover a acessibilidade e a igualdade de direitos para todos os cidadãos, especialmente aqueles que enfrentam desafios diários relacionados à mobilidade. A iniciativa demonstra o esforço da administração pública que ouviu as demandas da sociedade e buscou soluções conjuntas para garantir um transporte público mais inclusivo e acessível.

— — —

Texto – Divulgação / IMMU