A Prefeitura de Manaus prossegue com o fortalecimento da rede de Atenção Primária à Saúde, e entregou, na manhã desta sexta-feira, 18/8, a Unidade de Saúde da Família (USF) L-15, localizada na rua José Romão, 74, conjunto Colina do Aleixo, bairro São José Operário, zona Leste da capital.
A L-15 já é o 47º estabelecimento de pequeno porte da rede de Atenção Primária à Saúde revitalizado na gestão do prefeito David Almeida e, de acordo com o planejamento municipal de obras, outras 21 unidades serão entregues até o final deste ano, completando a revitalização das 68 unidades de pequeno porte existentes na rede municipal de saúde.
A entrega da L-15 foi conduzida pela secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, que destacou a importância da unidade, referência para o atendimento de aproximadamente 4 mil pessoas residentes naquela região.
“Aqui oferecemos toda a carteira de serviços da Atenção Básica, o que inclui atendimento médico, de enfermagem, odontológico, dispensação de medicamentos da farmácia básica composta por 75 itens, e visitas domiciliares realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde”, explicou a secretária.
Shádia Fraxe disse que as melhorias realizadas na USF L-15 foram viabilizadas por meio de parceria público-privada, abrangendo investimentos na cobertura, paredes e piso da parte interna e externa, serviços de jardinagem, inclusão de novo mobiliário e substituição de equipamentos médicos e odontológicos.
“Com isso, conseguimos garantir melhor acolhimento para a população que nos procura, com ambiente climatizado e adequado, e também mais qualidade de vida no trabalho aos nossos servidores, que passam muitas horas do seu dia neste ambiente”, ressaltou a secretária.
O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, que coordena as atividades de ponta da Semsa, explicou que a unidade realiza tanto atendimentos agendados, que correspondem a 70% do fluxo de pacientes, quanto os de demanda espontânea, que são em torno de 30%.
“Essa unidade pode ser procurada por gestantes, crianças, adolescentes, adultos e idosos”, enfatizou Djalma, explicando que, na L-15, são realizados serviços como assistência ao pré-natal, atenção ao recém-nascido, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, saúde bucal, coleta para exame de prevenção do câncer do colo de útero, coleta de exames laboratoriais, vacinação, e controle de doenças como hipertensão e diabetes.
Para o médico da unidade, Ricardo Risuenho, a L-15 tem papel fundamental na prestação de serviços para a população local. “A unidade já existia há muitos anos e parte da equipe também já está aqui há vários anos, conhece bem a unidade e está preparada para prestar assistência aos moradores. Agora, com a revitalização, a gente está voltando com força total, então a população está convidada a retornar”.
O vereador Fransuá Matos, que participou do evento de entrega da L-15, também destacou o aumento de qualidade dos atendimentos com a revitalização e os ganhos para os servidores da unidade, e lembrou que a Prefeitura de Manaus está construindo uma nova unidade naquela região, aumentando a capacidade de atendimento na zona Leste.
Modernização
As obras para revitalização das unidades de saúde de pequeno porte fazem parte do programa de modernização da rede municipal de saúde para dar conforto e segurança nos atendimentos de Atenção Primária à Saúde (APS) em toda a cidade.
De acordo com o subsecretário de Gestão Administrativa e Planejamento, Nagib Salém, o plano prevê, além da revitalização das unidades de pequeno porte, reformas, ampliação e construção de novas estruturas, incluindo as de grande porte, com capacidade para até 1,2 mil atendimentos por dia.
“Até o momento, a gestão entregou 56 obras de pequeno e médio porte e está com outras 16 obras em andamento”, disse. De acordo com o subsecretário, a previsão é que a primeira unidade de grande porte seja entregue até novembro deste ano.
— — —
Texto – Andréa Arruda / Semsa