A importância de incorporar as atividades físicas na rotina foi destacada pela Prefeitura de Manaus no Dia Nacional da Obesidade, nesta quarta-feira, 11/10, com uma programação especial realizada pelas equipes da Clínica da Família Desembargador Fábio do Couto Valle, no bairro Jorge Teixeira. Gerenciada pelo Distrito Leste da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a unidade de saúde convocou seus usuários para participarem das ações de intensificação em educação em saúde e oferta de serviços, que já fazem parte do dia a dia do estabelecimento de saúde.
Além das orientações sobre o impacto positivo das atividades físicas e de uma alimentação balanceada, a equipe do Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Respiratórias, Obesidade e Neoplasias da Semsa, reforçou a oferta de consultas médicas e de enfermagem, aferição de pressão arterial, índice de glicemia e medição, medição do índice de gordura corporal, dentre outros serviços.
Os usuários que participaram da programação também puderam se beneficiar dos recursos terapêuticos das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), com o uso da auriculoterapia, ventosaterapia e quiropraxia.
A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Respiratórias, Obesidade e Neoplasias, Liliana Lima Melo, explicou que as atividades foram pensadas para privilegiar a prevenção da obesidade, que é uma doença que representa risco para o surgimento de outros distúrbios, tais como hipertensão arterial, diabetes e dores articulares.
“A obesidade precisa ser combatida, porque ela abre o caminho para que outras doenças surjam e comprometam seriamente a vida de uma pessoa. Partindo dessa constatação, nossa programação, que foi bastante extensa, contemplou orientações sobre os cuidados preventivos, com destaque para o papel da nutrição, da adoção de atividades físicas e outras medidas”.
As equipes aproveitaram a participação expressiva dos usuários para mostrar também a alternativa representada pelas plantas medicinais no auxílio ao processo de emagrecimento.
Obesidade
A clínica da família Fabio do Couto Valle realiza um programa para a prevenção e tratamento da obesidade, que conta com uma equipe multiprofissional. Além de um profissional de Educação Física, psicólogos, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta apoiam os usuários em seus programas de emagrecimento e cuidados preventivos, conforme a situação apresentada.
O especialista em Atenção Integral às Pessoas com Sobrepeso e Obesidade, Ronaldo Corrêa de Souza, que orienta o grupo Corpo em Movimento, formado por idosos acompanhados pelas equipes da Fábio Couto, apontou a atividade física como forte aliada na prevenção de problemas originados pelo excesso de peso.
“Uma alimentação saudável e um sono de qualidade, somados aos exercícios físicos, criam condições para que a pessoa tenha uma ótima qualidade de vida. Se exercitar combate a ansiedade, a depressão, fortalece a vida social e melhora o condicionamento físico. Os benefícios são importantes, por isso recomendamos que pessoas de todas as idades pratiquem”, observou.
Mudança
A chefe de cozinha Rosiane Cardoso, que participou da programação desta quarta-feira, dia 11, contou que sempre levou uma vida sedentária, mas começou a sentir os efeitos da falta de atividade física após o nascimento do filho. O convite de uma amiga para que Rosiane participasse do programa de tratamento da obesidade ofertado pela unidade, foi o estímulo que faltava para que ela iniciasse um novo ciclo.
“Eu tive já um emagrecimento bem legal, comparado ao que eu pesava. Eu estava com 119 quilos e hoje, eu peso 104 quilos. Ainda tem muito trabalho pela frente, mas só de ver essa melhoria, eu já me sinto muito feliz”, comemorou.
— — —
Texto – Tânia Brandão / Semsa