Fotos - Phill Limma / Semcom e Divulgação / Implurb

Com a inauguração marcada para o aniversário de Manaus, na próxima terça-feira, 24/10, a Prefeitura de Manaus fez a última visita integrada na primeira etapa do parque Amazonino Mendes, entre as zonas Leste e Norte da capital. Equipes de engenharia, arquitetos e técnicos da prefeitura e do governo do Estado realizaram vistoria para verificar pontos da intervenção. A obra tem projeto arquitetônico do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

O parque, localizado nas avenidas Isaías Vieiralves e Olívia de Menezes Vieiralves, nos bairros Novo Aleixo e Tancredo Neves, é resultado de um convênio entre prefeitura e estado, via Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).

“Estamos fazendo a entrega da primeira etapa do parque, que tem três fases de obras e intervenções simultâneas, e os serviços nos dias que antecedem a inauguração se concentram neste platô, em mais uma obra da gestão David Almeida que dá à população melhoria na qualidade de vida e amplia as áreas públicas da capital”, comentou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

No platô que será inaugurado, os trabalhos se concentram na limpeza geral da estrutura; plantio de mais mudas e árvores; lavagem de pisos; pintura da ciclovia, de bancos e do piso da área multiuso; e arremates nas quadras de areia.

Já no setor A, que segue em obras, estão sendo realizados trabalhos de montagem da infraestrutura e elétrica dos quiosques; escavação e instalação de postes ornamentais; execução de alvenaria do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), que terá 626,20 metros quadrados de área construída; e construção de galerias de águas pluviais.

Estrutura

O parque terá ciclovia, faixa verde arborizada e a pista de caminhada, um conjunto que vai percorrer todos os equipamentos do novo espaço público construído na gestão do prefeito David Almeida, indo deste a estrutura urbana até o residencial, ligando mobiliários de ponta a ponta.

A etapa que será inaugurada tem cerca de 1 quilômetro de extensão, incluindo desde quiosques gourmet, playground, quadras esportivas, pista de caminhada, ciclovia, estacionamentos, academia ao ar livre, espaço multiuso e play pet.

2ª e 3ª etapas

A 2ª etapa envolve uma área cenográfica de aproximadamente 25 mil metros quadrados, onde será implantado o primeiro parque temático com esculturas de grandes dimensões relativas à natureza amazônica.

A fase terá cenários interativos temáticos, com rampas de escaladas, escorregadores, área molhada, entre outros. Nos cenários será possível encontrar estruturas gigantes como animais da Amazônia com alturas de 3 metros a 8 metros, além de jacarés, pirarucu e até uma iguana. Todas as figuras ligadas à floresta serão manuseadas como brinquedos lúdicos para os pequenos e interativos para os adultos.

A 3ª etapa de construções no parque, a estrutura de um habitacional com 180 unidades, tem previsão de conclusão para junho de 2024. O habitacional está dividido em três blocos distintos de 5 pavimentos cada, com vagas de estacionamento para carros e motos. Entre os blocos serão construídas calçadas arborizadas e mais playgrounds.

Intervenção

Planejado para ser um espaço multigeracional e atender todas as faixas etárias e grupos de população, como Pessoas com Deficiência (PcDs) e com mobilidade reduzida, o parque linear terá inéditos playground inclusivo e um play pet. O espaço multiuso servirá para abrigar diversas atividades, desde esportivas, como a zumba, quanto culturais com apresentação de artistas.

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb