Segundo investigações do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), o prefeito do município de Urucurituba (distante 207 quilômetros da capital amazonense) José Claudenor Castro Pontes, mais conhecido como ‘Sabugo’, vem mantendo uma granja que fornece ovos e frangos para a Secretária Municipal de Educação (Semed) do município, de forma irregular.
De acordo com as informações que foram divulgadas, além da Granja Vovó Júlia e do Júlia Hotel, o prefeito mantém um terreno que foi alugado para a operadora de telefonia e internet Claro, entre outros empreendimentos para desviar dinheiro em licitações fraudulentas.
Nas eleições de 2020, época em que concorreu à Prefeitura de Urucurituba, o prefeito Sabugo escondeu suas empresas da Justiça Eleitoral, além de ter fraudado documentos para ocultar bens que lhe pertencem. Na tentativa de enganar a justiça, o prefeito transferiu a Granja Vovó Júlia, para o nome de uma irmã, com o intuito de continuar recebendo os valores de contratos firmados entre a granja e a Prefeitura de Urucurituba.
A redação do portal buscou esclarecimentos com a assessoria da prefeitura, em resposta, a assessoria afirmou que não tinha nada a declarar.