A Prefeitura de Manaus realizou, nesta quarta-feira, 24/8, o 1° Simpósio Escrita Viva na Escola, com a participação de professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A iniciativa teve o objetivo de promover o debate e os estudos sobre formação continuada e as práticas de ensino com o foco na aprendizagem dos estudantes. O evento ocorreu na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizada no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul da cidade.
A ação contou com o fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeam), e envolveu participantes do Programa de Tutoria Educacional (PTE), bem como ofereceu uma programação diversificada de atividades voltadas para a formação e atualização dos profissionais de educação com apresentações de relatos de experiências por meio de banner, mesa-redonda, oficinas e apresentação cultural.
De acordo com a chefe da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), Inez Alcântara, a iniciativa segue a orientação da gestão municipal em relação à formação dos professores.
“Estamos seguindo as orientações do prefeito, David Almeida, e da secretária Dulce Almeida, em relação ao apoio dado à formação continuada dos professores. Além disso, tivemos o apoio da Fapeam. Com esse evento, nosso objetivo é fazer com que os resultados sejam reverberados na sala de aula, que é o nosso público-alvo”, declarou Inês.
Ações
Na ocasião, houve oficinas temáticas e o lançamento de um e-book sobre as práticas exitosas do PTE. A professora Vera Carla, que atua na Escola Municipal Paulo Freire, no Tarumã Mirim, na zona ribeirinha, participou da oficina “Caminhos para publicação científica” e disse que esse momento é muito oportuno para agregar conhecimento.
“Estou achando tudo ótimo, porque a oficina está esclarecendo as dúvidas que eu tenho em relação à produção científica. Acho que todo esse evento contribui bastante para que tenhamos novas experiências”, declarou Vera Carla.
A coordenadora do PTE, Darklei Abreu, explicou que o evento potencializa a atuação dos professores na rede municipal. “Nesse simpósio, os professores que passaram pela formação do programa de tutoria estão socializando as suas práticas de formação dentro da escola. Também tivemos a oportunidade de realizar o lançamento do livro ‘Escrita Viva’, que conta as experiências desses professores que agora viraram autores. Esse momento é muito significativo”, explicou.
Texto – Andrew Ericles / Semed