A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta segunda-feira, 15/8, a Feira de Ciências, Tecnologia e Educação Ambiental da escola municipal Aristófanes Bezerra de Castro, localizada no bairro Aliança com Deus, zona Norte. A atividade contou com a participação de aproximadamente 400 alunos, do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental, do turno matutino.
A diretora da escola, Francineide Bento, destacou que o trabalho pedagógico é muito importante, pois a unidade de ensino está localizada em uma área que tem todo um apelo ambiental de cuidados e preservação.
“É de fundamental importância que, desde cedo, as crianças aprendam e reaprendam a cuidar do meio ambiente em que vivem. Na escola, os alunos trabalham os conceitos da reciclagem, da reutilização e da sustentabilidade, até porque estamos convivendo e fazendo parte do Aliança com Deus, uma comunidade dentro da Reserva Florestal Adolpho Ducke. Nossa escola é ambiental, nós precisamos conservar, manter, educar e reeducar as pessoas para que cuidem da terra”, explicou a gestora.
A programação abordou temas como: medicina natural, energia renovável, confecção de produtos com materiais recicláveis, sabão ecológico, entre outros, em nove salas temáticas, inclusive no hall do refeitório.
Participando pela segunda vez da feira na escola, a aluna do 4º ano, Hanna Servalho Lisboa, 9, trabalhou na sala temática do DNA das frutas. Para ela, foi um aprendizado muito grande, pois já é algo que sempre gostou de fazer.
“Foi muito bom, aprendi a cuidar da natureza e de várias plantas. O sabão ecológico foi feito no pátio da escola. A importância da feira, é que eu mesmo faço lá em casa os produtos de brinquedos, na qual pego garrafas, papelão e até papel. Eu faço meus brinquedos em casa, como uma caixinha de perfumes, uma caixa para minha boneca, caixa de lápis e para celular”, disse a aluna.
Para a servidora Ednah Feitosa Trindade, 45, mãe do aluno do 3º ano, Marcos Ruan Feitosa de Oliveira, 8, a feira tem todo um aprendizado para todos os estudantes sobre o meio ambiente, principalmente, no entorno da escola Aristófanes Bezerra.
“As crianças interagem assuntos importantes, como aqui na escola temos o DNA das frutas, onde meu filho está fazendo na sala dele, energia solar, preservação do meio ambiente, reciclagem dos materiais, entre outros. Na sala do meu filho, ele aprendeu a fazer a separação do suco da fruta, separar o DNA com alguns materiais, que a professora trouxe. Em casa, ele pediu para comprar um morango, e disse que iria ver o DNA do morango”, completou Ednah.
— — —
Texto – Paulo Rogério / Semed