Com o tema “Abordagem Steam no contexto dos Centros de Tecnologias Educacionais”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou a programação de socialização das práticas realizadas nos Centros de Tecnologias Educacionais (CTE) das sete Divisões Distritais Zonais (DDZ), começando com a DDZ Norte, nesta quinta-feira, 20/10, no Centro Integrado Municipal de Ensino (Cime) Drª Viviane Estrela Marques Rodella, bairro Lago Azul. A ação contou com a participação de 10 coordenadores das unidades de ensino da Divisão e vai percorrer as outras Divisões até o dia 1º/11.
O evento contou com a apresentação dos projetos pelos coordenadores, exposição e apreciação de banners. A meta é socializar os resultados da formação continuada nos CTE das unidades de ensino, a partir do uso de metodologias ativas e tecnologias educacionais com o movimento.
De acordo com o chefe da DDZ Norte, Daniel Laborda, o evento sintetiza todo um trabalho realizado pela divisão com os CTEs nas escolas. “Primeiro quero agradecer muito ao prefeito David Almeida e à secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, por esse grande aumento de aparelhar nossos centros. Isso não tem volta, começou na pandemia da Covid-19, com essa nova gestão da Prefeitura de Manaus. Temos ganhado vários prêmios em nível nacional, que tem desenvolvido nosso processo de alfabetização, que é a marca desta gestão, a de transformar a Educação de Manaus na melhor do Brasil”, citou.
Com pouco mais de 600 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, a escola municipal Olga Gutmann Benário, na comunidade Jesus Me Deu, bairro Colônia Terra Nova, beneficia os estudantes com vários projetos no CTE. Para o coordenador do CTE na escola, Fernando de Souza Farias, que apresentou o projeto “Reforço escolar: estimulando o raciocínio lógico dos alunos do 3º ano B com o uso do POP’IT da Super Ensino Games”, tem sido muito positivo o aprendizado dos alunos.
“Esse projeto foi um reflexo de toda a metodologia que nós aplicamos durante o mês de julho e agosto. Foi um trabalho árduo, de conquista, mas nós conseguimos situar o aluno e levar a refletir sobre esse raciocínio lógico que a gente estava tentando conquistar. Essa oportunidade é ímpar, pois nós coordenadores refletimos sobre nossa conduta pedagógica e por meio dessa socialização a gente pode somar as ideias”, frisou o coordenador.
O gerente da Tecnologia Educacional da Semed, Austônio Queiroz, destacou a importância de socializar os trabalhos pedagógicos realizados pelos coordenadores com os alunos na rede municipal no processo de ensino e aprendizagem.
“A socialização dos projetos dos coordenadores dos centros é um resumo dos que eles fazem na escola. Eles pegam geralmente um projeto que desenvolvem entre tantos e apresentam na socialização, ou seja, um pouco de tudo que desenvolvem. Mas o foco é um projeto de mais ênfase, de maior resultado que os alunos gostaram mais. A divisão Norte deu um certificado pelo uso dos recursos digitais como forma de agradecimento do empenho pelo gestor, professor e coordenador na ajuda da aprendizagem”, ressaltou o gerente.
Steam
O modelo Steam prevê a integração de conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, possibilitando ao aluno se preparar para desafios como cidadão e também no mercado de trabalho.
A metodologia surgiu nos Estados Unidos (EUA) na década de 1990, após ser constatado o desinteresse de alunos pelas ciências exatas. A sigla Steam quer dizer em inglês Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics.
Cronograma
Dia 20/10 – DDZ Norte: Local – Cime Dra. Viviane Estrela – das 7h30 às 13h
Dia 21/10 – DDZ Sul e Centro-Sul: Local: Povos da Amazônia – a partir das 7h30
Dia 26/10 – Leste 1 – DDZ Leste 1: Local – EM Armando Mendes – a partir das 13h
Dia 27/10 – DDZ Oeste e Rural: Local – Auditório da Unip – a partir das 7h30
Dia 1º/11 – Leste 2: Local – DDZ Leste 2 – a partir das 7h30
— — —
Texto – Paulo Rogério / Semed