Alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) São Judas Tadeu, no bairro Alfredo Nascimento, zona Norte, receberam nesta quarta-feira, 1º/9, uma ação sobre educação em mobilidade urbana, promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). Esta é a primeira atividade do mês em que acontece a Semana Nacional de Trânsito, entre os dias 18 e 25 de setembro.
A ação pedagógica foi destinada a crianças com idade entre 4 e 6 anos de idade e envolveu jogos lúdicos, além de uma roda de conversa com integrantes de um grupo de ciclistas, que falou sobre a importância do uso de equipamentos de segurança e ainda sobre como se portar quando se está de carona em uma bicicleta.
Participou da conversa, o vice-presidente da Federação de Ciclismo do Amazonas (Feciclam), Marcelo Augusto de Carvalho Corrêa, que falou às crianças sobre a importância de prevenir acidentes.
“Focando no futuro, é necessário que as crianças entendam como funciona a mobilidade urbana e qual a função do ciclista, que usa a bicicleta como meio de transporte para ir ao trabalho ou se deslocar a qualquer outro lugar. Para que o ciclista seja respeitado no trânsito, é preciso que as pessoas entendam, desde cedo, a importância deste meio de transporte. A intenção é transformar os ‘pequenos’ em multiplicadores. Essas crianças irão passar as informações em seus lares e a outras pessoas também”, explicou Marcelo Augusto.
A chefe da Divisão em Educação para o Trânsito do IMMU, Jaqueline dos Santos, explicou que um dos objetivos de realizar a palestra é incentivar as crianças a respeitarem as regras de tráfego.
“O propósito de trabalhar o tema ‘Trânsito’ na educação infantil é porque, nessa faixa etária, eles estão formando seu caráter e recebem com mais atenção informações sobre empatia ao próximo, solidariedade e ética”, destacou.
A diretora do Cmei, Hannah Hortência de Assunção, relatou que procurou o instituto mostrando interesse na palestra sobre segurança no trânsito. “Nesta unidade de ensino trabalhamos a questão da mobilidade, um assunto que perpassa a vida de todos, seja como pedestre, condutor de veículo ou como passageiro em carros. Trabalhamos muito a questão da segurança, ainda mais em setembro, que é o mês voltado à questão do trânsito”, afirmou.
As atividades para o trânsito irão continuar seguindo um cronograma de ações previamente planejado pelo Departamento de Educação de Trânsito (DET) do IMMU.
— — —
Texto – Álisson Castro / IMMU
Fotos – Sidney Mendonça / IMMU