A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), promoveu, na manhã desta quarta-feira, 2/8, uma reunião com os artesãos cadastrados para alinhar os próximos eventos e as feiras de artesanato itinerantes. O encontro reuniu 164 artesãos no coworking do Casarão da Inovação Cassina, localizado no centro histórico da capital.
O principal objetivo da reunião foi identificar os diferentes nichos de atuação de cada artesão e classificá-los em três grupos fundamentais: artesanato, economia criativa e gastronomia. Dessa forma, será possível ofertar oportunidades de vendas assertivas para cada segmento. Além disso, os empreendedores puderam esclarecer dúvidas e fazer sugestões diretamente ao Departamento de Economia Solidária e Criativa (Desc).
“A Semtepi está aqui para gerar fomento. Precisamos implementar o formato da qualificação e gostar de aprender. O nosso artesanato amazonense é o melhor e temos que andar em sincronia. Por isso, vamos criar mecanismo e planejamento para trazer a população até ele”, frisa o subsecretário Operacional da Semtepi, Joel Silva.
Estavam presentes os artesãos de todos os segmentos como bordados, bijuterias, roupas para pet, chaveiros, esculturas e até mesmo de gastronomia. No total, são mais de 1,2 mil empreendedores cadastrados, entre eles estão indígenas, manauaras e estrangeiros.
“Estávamos selecionando os artesãos para as feiras, sem antes saber qual o produto deles. Então, essa reunião foi um momento de nos conhecermos para saber com o que cada um trabalha, visando segmentar os negócios e principalmente para trabalhar com os artigos da melhor forma possível. Além de trabalhar com a economia criativa, nosso intuito é qualificá-los”, descreve a diretora do Desc, Silvia Jane.
Para a artesã Deborah Costa, que trabalha há quatro anos com artesanato criativo e sublimação, a profissão trouxe muito mais uma renda. “O artesanato me salvou. Eu sofria de depressão quando decidi empreender no ramo. A Prefeitura de Manaus me abriu uma oportunidade de ir para feiras. Tenho me dedicado bastante para aperfeiçoar meu trabalho, porque as pessoas me procuram muito”, explica.
Qualificação Empreendedora
Além das feiras de artesanato itinerante, realizadas semanalmente em diversos pontos de Manaus, os artesãos também participam de atividades para aperfeiçoar o trabalho desenvolvido.
Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), mais de 90 empreendedores já realizaram cursos de “Venda por WhatsApp”, “Venda pelo Instagram”, “Atendimento ao Público”, “Informática Básica” e “Criação de cartão de visita”. Essas iniciativas visam capacitar ainda mais os artesãos e impulsionar seus negócios de forma inovadora.
— — —
Texto – Fabiane Monteiro / Semtepi