A avenida Cruzeiro, localizada no bairro Gilberto Mestrinho, na zona Leste da capital, começou a receber da Prefeitura de Manaus, na manhã desta quarta-feira, 16/2, os serviços de implantação de uma grande rede de drenagem profunda, com aproximadamente 350 metros de extensão. Além da nova tubulação, a área também irá receber a implantação de 12 caixas coletoras de efluentes pluviais, que resolverá em definitivo o problema de alagamentos e as erosões na área.
Os trabalhos estão sendo executados pelas equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) em caráter emergencial na implantação da nova tubulação, uma vez que a antiga estava danificada por conta das construções irregulares em cima da rede de drenagem, provocando várias obstruções na tubulação e muitos pontos de erosão, o que inviabilizou a recuperação. Após um estudo topográfico, a equipe técnica de engenharia apontou como uma solução definitiva, a implantação de uma nova rede de drenagem.
Segundo o engenheiro da Seminf Edson Júnior, a determinação do prefeito David Almeida e do vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, é que em casos de alagamentos e riscos de desabamentos, a atuação da prefeitura seja imediata, para minimizar os transtornos causados à população.
“Estamos iniciando uma nova rede de drenagem, para desativarmos a antiga, que além de estar obstruída em vários pontos por conta das construções irregulares em cima da rede, resultando em vários pontos de erosão, também era muito arcaica. Após um estudo minucioso da situação, identificamos o risco grande às residências e resolvemos inutilizar a antiga e implantar uma nova rede de drenagem, mais moderna e mais ampla, que vai ter uma capacidade ampliada para receber um fluxo maior de águas, solucionando definitivamente o problema no local, como determinou o prefeito David Almeida e o vice-prefeito Marcos Rotta”, explicou o engenheiro.
Na sequência, a via receberá os serviços de drenagem superficial com a colocação de meio-fio e sarjeta, além da recuperação asfáltica entre outros serviços básicos necessários para melhorar a infraestrutura do local.
Para o morador Roberto Oliveira, o sofrimento, principalmente no período de chuva, está com os dias contados. “Antes a nossa situação estava muito difícil com os buracos que se formaram, até ratos começaram a aparecer por aqui. Mas essa boa notícia que veio da prefeitura, de restaurar a rua e mudar a drenagem, é uma notícia muito boa, não só para mim, mas para todos os moradores. Como a nossa rua é uma ladeira, quando chove, aqui vira uma cachoeira. Com esse trabalho, vai melhorar muito a nossa vida, e hoje somos só gratidão pela prefeitura estar fazendo isso por nós”, agradeceu o morador.
— — —
Texto – Valesca Martins / Seminf
Fotos – Márcio Melo / Seminf
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjzCzNR