Finalizando oficialmente o cronograma de atividades da campanha municipal Maio Laranja, alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta terça-feira, 30/5, a “1ª Mostra de Ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos CRAS de Manaus no Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”.
Apresentando à população as ações e atividades desenvolvidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município ao longo do mês com o apoio e participação dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e do Serviço de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes (Saica), o evento foi realizado na Câmara Municipal de Manaus (CMM), localizada no bairro Santo Antônio, zona Oeste.
“Há um mês, também aqui na Câmara Municipal de Manaus, demos início à campanha como um todo, retornando hoje para mostrar, pela primeira vez, um pouco de tudo aquilo que desenvolvemos e ofertamos diariamente em nossos equipamentos através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. É um momento em que os usuários desses serviços, sejam crianças, adolescentes ou familiares, têm a oportunidade de participar ainda mais ativamente desse processo de sensibilização e enfrentamento, o que é extremamente importante para nós, da Prefeitura de Manaus, além de também ser um encerramento à altura da importância da campanha”, destacou o secretário Eduardo Lucas, titular da Semasc.
Presidente da CMM, o vereador Caio André destacou a importância da atuação conjunta entre diferentes partes do poder público e ressaltou o sentimento de parceria e amizade entre os parlamentares da ‘casa do povo’ e a prefeitura.
“É com grande alegria que a Câmara Municipal de Manaus e todos nós, vereadores, recebemos novamente esta campanha tão importante. Nós sabemos que Manaus, infelizmente, ainda está muito mal situada nos rankings de violência contra crianças e adolescentes e por isso entendo a importância do que estamos fazendo hoje aqui. Agradeço imensamente ao secretário pela escolha do local e pela oportunidade de podermos também participar deste momento, e agradeço ainda, em especial, ao prefeito David Almeida”, afirmou.
Ao longo da manhã, mais de 20 estandes promoveram uma extensa programação, repleta de atividades lúdicas, culturais e de sensibilização alusivas à temática do Maio Laranja, com apresentações teatrais e musicais, desfiles de moda, exposição de cartazes e ilustrações, distribuição de material informativo, venda de artigos artesanais e muito mais.
A técnica de referência do Departamento de Proteção Social Básica e principal organizadora do evento, psicóloga Neyla Siqueira, ressaltou ainda a importância de se realizar uma mostra que estivesse de acordo com a magnitude da campanha em tamanho e abrangência.
“No Maio Laranja de 2023 decidimos inovar colocando todos os equipamentos da nossa secretaria para trabalhar a temática de prevenção e enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Ou seja, todos os Cras, todos os Creas, o Saica e até as nossas Cozinhas Comunitárias participaram desenvolvendo atividades dentro de seus públicos e levando em conta suas especificidades. Hoje, de forma resumida, quisemos mostrar à sociedade os trabalhos realizados por esses equipamentos e mostrar também de que forma nós ‘fazemos bonito’ diariamente”, explicou, fazendo alusão ao lema da campanha nacional de mobilização para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.
Já Luciete Azevedo, técnica de referência do Departamento de Proteção Social Especial no Creas Leste, pontuou ainda o papel fundamental da campanha no processo de conscientização geral da população manauara, essencial para evitar e diminuir a subnotificação de casos de violência contra crianças e adolescentes.
“Nem sempre as famílias conseguem ir aos órgãos competentes para realizar a denúncia, então ainda há um número muito grande de casos não notificados e que não podemos acolher e nem atender, simplesmente por não termos conhecimento de sua existência. Muitas dessas famílias não realizam a denúncia por não saberem como fazer, o que as deixam inseguras. Por isso, entendemos que quanto mais esclarecimentos levarmos à população, mais situações do tipo poderão ser identificadas e acompanhadas, empoderando essas pessoas e garantindo sua proteção social”, explicou.
Entre os presentes durante a mostra, o estudante Guimel Viana participou representando os adolescentes atendidos pelo Cras Betânia durante a apresentação de todo o evento.
“É uma oportunidade incrível poder participar de um evento tão importante como este, um evento fundamental para a conscientização de pais, de responsáveis e até das próprias crianças. Sabemos que o perigo está sempre à espreita e que é importantíssimo que ensinemos os mais jovens a se defender, a sempre recorrer a um adulto confiável e a não ter medo, então participar de um evento desse porte é uma honra” concluiu.
Campanha Maio Laranja
Alusiva ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio e marcado por ações de sensibilização e orientação sobre o tema em todo o país, a campanha “Maio Laranja” tem como objetivo orientar crianças, adolescentes, pais e a sociedade a identificar e denunciar situações de abuso e exploração sexual ao longo de todo o mês.
A data faz memória à menina capixaba Araceli Crespo, sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em 18 de maio de 1973, aos oito anos de idade.
— — —
Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc