24.5 C
Manaus, BR
18 de abril de 2021
Destaques Manaus

Prefeitura de Manaus entrega praça Dom Pedro II revitalizada para a sociedade

Com mais de mil anos de histórias e localizada em uma das áreas do Centro mais antigas da cidade, a praça Dom Pedro II foi entregue completamente revitalizada nesta quarta-feira (12) pelo prefeito de Manaus, Arthur Neto. Esta é outra ação do projeto ‘Manaus Histórica‘, que tem revigorado importantes patrimônios arquitetônicos da Manaus da Belle Époque.

“Isso aqui era um sonho. Buscamos reconstruir e ser agente propulsor de uma boa história. Estamos inaugurando essa praça restaurada, com chafariz, e espero que zelem pela beleza e história deste local”, disse o prefeito de Manaus. “É um passo avançado na revitalização do centro de Manaus. Muitos voltaram a morar aqui quando começamos a valorizar esse espaço. Meu coração pertence a essa cidade e ao centro histórico, um legado do nosso governo que vamos deixar a esta cidade”, contou Arthur Neto.

Também participaram da entrega da praça a presidente da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo e do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro; o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Claudio Guenka; o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura,  Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula; a superintendente do Instituto Nacional de Patrimônio Histórico Nacional (Iphan-AM), Karla Bittar; além do Quarteto Ajuricaba, grupo que fez uma apresentação musical no local onde fica o coreto da praça.

Parceira da prefeitura na revitalização da praça, a superintendente do Iphan-AM destacou a significância da obra para a história da cidade. “Essa praça é importante no contexto paisagístico do nosso centro histórico e é uma praça que tem um sítio arqueológico com várias urnas do período pré-colonial, muito importantes também na história da nossa cidade. Ressalto a importância de se fazer obras como essa, no sentido de que se mantém a integridade dos espaços e melhora para o uso contemporâneo”, afirmou Karla Bittar.

A praça está implantada acima de uma antiga área de sepultamentos indígenas com urnas de mais de 1.500 anos. O projeto de revitalização do arqueólogo Eduardo Neves teve como foco a proteção do material arqueológico existente no sítio, promovendo uma composição gráfica em alusão à presença das urnas cerâmicas no local. As pedras usadas no desenho foram a carranca e o arenito negro.

Fonte: Prefeitura de Manaus.

Publicações Relacionadas

Operação Sangria é preocupação de Wilson Lima

Luciana Silva

A Fazenda 12: Jojo Todynho e MC Mirella discutem por descarga não dado no banheiro: “Não consigo ver um negócio daqueles e achar normal”; assista!

Redacao

Com propostas da China e da MLS, Junior Alonso revela ligação decisiva de Sampaoli antes de acertar com o Atlético

Redacao

Deixe um comentário

WhatsApp chat