A Maternidade Doutor Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, deu início, na manhã desta segunda-feira, 18/9, ao Serviço de Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT) da unidade, com intuito de beneficiar os servidores e demais trabalhadores com práticas de promoção à saúde, segurança e medicina do trabalho, melhorando sua qualidade de vida em diversos aspectos e promovendo sua valorização como indivíduos e como profissionais.
A implementação do serviço contou com a presença da subsecretária municipal de Gestão da Saúde em exercício, enfermeira Aldeniza Araújo, e da diretora de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Mircleide Santana.
Aldeniza Araújo destacou que a promoção da saúde e da qualidade de vida do trabalhador é um dos grandes marcos da atual gestão. A enfermeira lembrou de cuidar de quem cuida, ou seja, dos trabalhadores da saúde, é um investimento fundamental para valorizar a contribuição de quem se dedica à população.
“Ao investir na saúde em atividades que melhoram as condições físicas e mentais dos trabalhadores da saúde, estamos permitindo um impacto na redução do afastamento por doenças relacionadas ao trabalho e a oferta de um serviço de saúde com qualidade para a população”, acentuou.
A diretora de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde da Semsa, Mircleide Santana, explicou que o projeto de Qualidade de Vida no Trabalho tem o objetivo de estreitar ainda mais os vínculos entre a gestão e os servidores a partir de ações de promoção da saúde.
“Nosso objetivo é criar condições para o bem-estar e melhorar as condições de trabalho, contemplando desde a ergonomia, exames periódicos e saúde mental. Já realizamos vários eventos buscando a qualidade de vida. Em breve estaremos colhendo os benefícios que serão refletidos na gestão e no aprimoramento dos serviços”.
Diagnóstico
A diretora da MMT, Núbia Pereira da Cruz, explicou que um questionário foi aplicado de forma anônima e digital aos servidores da unidade, para um diagnóstico situacional de suas demandas.
“Com o questionário, buscamos fazer o mapeamento das condições individuais e coletivas de nossos colaboradores de todas as áreas e categorias. Esse resultado será nosso pontapé inicial para pautar ações e decisões estratégicas para a melhoria e aprimoramento das condições de trabalho dos mais de 700 servidores, servidoras e demais colaboradores de nossa unidade”, disse a diretora.
A Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho da Semsa tem como meta implantar sete serviços de QVT até 2025, contemplando, além dos já instalados no Samu e Moura Tapajóz, também os cinco Distritos de Saúde da capital.
Segundo a chefe do Setor de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde da Moura Tapajóz, Natália Andrade Teixeira, uma das principais metas da equipe do SQVT é incentivar a adoção de um estilo de vida saudável e promover ações e práticas que melhorem o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho.
“Teremos uma equipe com médico, assistente social e psicóloga, para que possamos contemplar todos os temas e áreas necessários para o equilíbrio de nosso ambiente organizacional, promovendo não apenas o bem-estar físico, mas também o emocional”, destacou Natália.
Anteriormente, a Moura Tapajóz já oferecia a seus servidores e colaboradores projetos pontuais relacionados ao tema, como o Serviço de Atenção Psicossocial e o Projeto ReConecTAR – Rede de Conexão Trabalho com Alegria e Resiliência, uma iniciativa conjunta da Johnson & Johnson (J&J) como patrocinadora, do Hospital Sírio-Libanês (HSL) e do Institute for Healthcare Improvement (IHI), dos Estados Unidos.
— — —
Texto – Marcella Normando/ Semsa