A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), atua de forma emergencial nesta terça-feira, 3/1, em obras de troca de tubulações em duas redes de drenagem no bairro Coroado 3, zona Leste da capital, em uma igreja e uma residência.
Na rua Santo Agostinho, a rede de drenagem que passa embaixo de uma residência rompeu, causando erosão no corredor interno da casa. As equipes da prefeitura foram acionadas e realizaram uma visita técnica no local, iniciando os serviços de forma imediata, conforme determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Júnior.
A engenheira Márcia Pantoja, fiscal da obra, afirma que os trabalhos são feitos com cautela no local, para evitar a ocorrência de novas erosões.
“Aqui atuamos com serviços de escavação manual, não há espaço para a entrada de máquinas e também precisamos redobrar os cuidados para evitar trepidações na residência. Toda a rede de drenagem será substituída por uma nova no local, em concreto, mais moderna e resistente”, afirmou a engenheira.
Ainda no bairro Coroado 3, na rua Santo Antônio, as equipes da Prefeitura de Manaus também atuam em um trabalho emergencial de desobstrução de galerias e troca de tubulações na rede de drenagem que rompeu no interior de uma igreja evangélica, que teve o altar destruído pelo rompimento das tubulações.
“Na igreja, houve o rompimento das manilhas e vamos substituir seis metros de drenagem para conter a erosão. Aqui trabalhamos em um serviço de escavação, também sem a utilização de máquinas para evitar que a estrutura seja comprometida”, afirmou Pantoja.
Uma equipe de 10 servidores da Seminf atua nesses trabalhos de implantação das novas redes de drenagem e a meta é de que nos próximos dez dias as obras sejam entregues, com os locais totalmente recuperados e sem novos riscos de rompimento de tubulações.
— — —
Texto – Mariana Rocha / Seminf