Visando reforçar as ações de controle do tabagismo na capital, a Prefeitura de Manaus está capacitando profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para o tratamento de fumantes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O curso visa a formação de novos Ambulatórios de Tratamento de Fumantes, e acontece nestas segunda e terça-feira, 5 e 6/6, na sede da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).
Ao todo, 70 profissionais de todos os distritos de saúde da Semsa participam da capacitação, entre eles médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, cirurgiões-dentistas e nutricionistas. O curso é promovido em parceria pelas Coordenações Municipal e Estadual do Plano Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), e alcança também servidores de pastas municipais de saúde do interior, via transmissão online.
A coordenadora municipal do PNCT e chefe do Núcleo de Prevenção à Saúde por Causas Externas e Fatores de Risco da Semsa Manaus, Carla Azevedo, informa que a capacitação encerra uma série de ações de combate ao tabagismo, em referência ao Dia Nacional Sem Tabaco, em 31/5. Conforme a gestora, o curso visa qualificar profissionais para atuar nos Ambulatórios de Tratamento de Fumantes.
“Essa capacitação, que está sendo presencial aqui em Manaus e também transmitida online para o interior, visa a ampliação dessa rede de ambulatórios. O treinamento enfoca as consequências do fumo para a saúde e orienta sobre como montar os ambulatórios de tabagismo nas unidades de saúde”, explica.
Atividades
A programação da capacitação (Módulo Tratamento do Fumante) inclui aulas expositivas, apresentação de práticas exitosas, dinâmicas, interações e bate-papos com participantes e palestrantes. Os tópicos discutidos no curso incluem bases para abordagem do tratamento do fumante, abordagem breve, mínima e básica, protocolo clínico e diretrizes terapêuticas, fatores dificultadores para a cessação do tabagismo e apoio medicamentoso, entre outros.
Uma das participantes do curso, a enfermeira da Clínica da Família Carmen Nicolau, Joana Hurtado, ressalta a importância da qualificação dos profissionais de saúde para uma abordagem adequada aos fumantes, de modo a promover o abandono do vício por cigarros, charutos, cachimbos e outros produtos derivados do tabaco.
“Aqui temos um modelo de como abordar o nosso usuário que fuma para que ele consiga deixar de ser dependente químico da nicotina. É também uma luta contra o câncer, pois sabemos que o câncer de pulmão é causado pelo tabagismo em 90% dos casos”, aponta.
Entre os palestrantes do curso estão o subsecretário municipal de Gestão da Saúde da Semsa, Djalma Coelho; a coordenadora municipal do PNCT, Carla Azevedo; o diretor-presidente da Fundação Cecon, mastologista Gerson Mourão; o médico cardiologista da Fundação, Aristóteles Alencar Filho; a técnica do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, enfermeira Dinah Carvalho Cordeiro; e os psicólogos da Semsa, Ana Cristina Miranda e Tayanan Medeiros.
Vício e tratamento
A rede pública de saúde de Manaus oferece tratamento para os indivíduos que desejam parar de fumar de forma gratuita, por meio dos Ambulatórios de Tratamento de Fumantes. O serviço é ofertado em 17 unidades de saúde em todas as zonas da capital, contando com equipes multidisciplinares formadas por psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.
Carla Azevedo enfatiza que o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, matando quase 6 milhões de pessoas por ano. O uso do tabaco, conforme a coordenadora municipal do PNCT, é associado a aproximadamente 50 doenças e, caso mantido nos índices atuais, pode levar à morte de 8 milhões de pessoas por ano até 2030.
“Nosso objetivo é ampliar a rede de ambulatórios de tabagismo, em todas as unidades de saúde, em todas as zonas de Manaus, para oferecer esse serviço de forma ampla e diminuir esses índices”, afirma.
A lista de unidades da Semsa Manaus que oferecem o programa de tratamento pode ser conferida online no endereço https://semsa.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2022/06/Ambulatorio-de-Tratamento-de-Fumantes.pdf.
— — —
Texto – Jony Clay Borges / Semsa