Fotos - Artur Barbosa / Semsa

Para assinalar o Dia da Gestante, celebrado no dia 15 de agosto, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu uma roda de conversa com o grupo de gestantes Banzeiro Materno, na manhã desta quarta-feira, 16/8. Pré-natal, violência obstétrica e aleitamento materno foram os temas destacados no encontro, realizado na Unidade de Saúde da Família (USF) Lúcio Flávio Dias, no bairro Betânia, zona Sul da capital.

Na roda de conversa, profissionais de saúde da Semsa reforçaram a importância do acompanhamento de saúde para a gestante da gravidez até o puerpério, como é chamada a fase que vai do nascimento do bebê até o retorno da mulher à condição anterior à gestação. Temas relativos a campanhas de saúde e sociais realizadas neste mês também foram incluídas no bate-papo com as gestantes da zona Sul.

“O Agosto Dourado trata da importância do aleitamento materno, enquanto o Agosto Lilás visa a sensibilização sobre a violência contra as mulheres. Falamos da violência obstétrica por ser uma violência de gênero, cometida contra a mulher no ciclo gravídico-puerperal”, pontuou a técnica da Divisão de Saúde da Mulher, enfermeira Gerda Coelho, que foi uma das facilitadoras da atividade na USF Lúcio Flávio.

A roda de conversa comemorativa do Dia da Gestante fez parte da programação de encontros mensais do Banzeiro Materno, que reúne 12 gestantes em acompanhamento pré-natal na unidade da zona Sul. O grupo de gestantes é um dos 88 apoiados pela Semsa Manaus nas unidades da rede de atenção primária à saúde.

A enfermeira da USF S-22, Grasilvia Almeida, que coordena o Banzeiro Materno ao lado da enfermeira da S-23, Wildys Azevedo, apontou que o grupo reforça orientações e a troca de experiências sobre assuntos como pré-natal, parto, pós-parto, amamentação e cuidados com o bebê, como forma de empoderar as gestantes e assegurar para elas uma experiência de qualidade na maternidade.

“Trabalhamos temáticas que não conseguimos abordar durante uma consulta clínica, tiramos dúvidas e desmistificamos mitos. O grupo também envolve o parceiro nas atividades e proporciona visitas de vinculação na maternidade”, relata Grasilvia.

Uma das participantes do Banzeiro, a comerciante Rebeca Sampaio é mãe de primeira viagem e começou a participar do grupo justamente para saber mais sobre gravidez, amamentação, parto e outros temas relacionados à gravidez, ao parto e aos cuidados com a saúde após o nascimento do bebê.

“Participo de todas as reuniões, e já consegui tirar dúvidas sobre o que fazer ao chegar na maternidade, amamentação, se o parto demora ou não, como cuidar do bebê”, enumera.

Rebeca considera importante a participação no grupo não só para ela, que espera o primeiro filho, como também para gestantes que já são mães. “É um programa que ajuda muitas mulheres, inclusive mães que já não são de primeira viagem”, conclui.

— — — 

Texto – Jony Clay Borges / Semsa