25.5 C
Manaus, BR
24 de outubro de 2020
Cidades

Prefeito vistoria obra do Terminal 6 e garante entrega em dezembro

Foto de Alex Pazuello da Semcom

Uma das obras mais esperadas dentro do pacote de melhorias na mobilidade urbana em andamento na capital, a construção do Terminal de Integração 6 (T6), no bairro Lago Azul, zona Norte, está mais de 50% concluída. Nesta segunda-feira (28), o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, vistoriou o andamento dos trabalhos no local e garantiu também a entrega de todas as obras de até final de dezembro. “Não fiz tudo o que queria, mas estamos fazendo o que foi possível”, destacou.

Sob forte sol ao final da manhã neste início de semana, o chefe do Executivo municipal destacou a importância do novo terminal da cidade para os moradores. “Fiz essa obra porque é necessária, considerando que a área possui, além de muitos residenciais, uma grande quantidade de empresas se instalando. Isso vai fazer com que as pessoas não tenham a necessidade de pegar outro ônibus para ir a um terminal mais distante para poder se integrar à cidade. É uma obra à altura da grande revolução no transporte que estamos fazendo”, afirmou Arthur Neto.

O prefeito de Manaus disse ainda que vai trabalhar intensamente, inclusive entregando obras, até meia-noite do dia 31 de dezembro, quando termina seu mandato. “O jogo só termina quando acaba. Nós vamos fazer tudo o que pudermos. Ainda temos recursos em caixa, economizamos um bom dinheiro, fora o destinado especificamente às obras. Ainda temos algo em torno de R$ 600 milhões para trabalhos em andamento e para realizar outras obras até o final do mandato”, declarou.

O novo terminal de integração da cidade fica nos cruzamentos da avenida Governador José Lindoso (conhecida como avenida das Torres) e Comendador José Cruz, possuindo mais de 23 mil metros quadrados. A obra tem coordenação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e já supera 50% de execução. Quando concluída, possuirá quatro plataformas de integração, dispostas de forma paralela, que servirão de apoio aos coletivos e aos passageiros, e terá duas entradas diferenciais, uma pela avenida das Torres e outra pelo ramal do Acará.

“As pessoas saíram daqui para o Terminal 3, no bairro Cidade Nova, e só depois ao Centro. Com essa obra, elas poderão fazer isso direto. Estamos na etapa da pavimentação rígida, com as plataformas sendo erguidas, também estamos concluindo a parte de drenagem e logo essa obra estará pronta, bem como todas as demais do pacote de mobilidade que estão em andamento para serem entregues até o mês de dezembro”, destacou o secretário municipal de Infraestrutura, Kelton Aguiar.

Mobilidade Urbana

O pacote de obras de mobilidade inclui as reformas dos Terminais de Integração 3 (Cidade Nova), 4 (Jorge Teixeira) e 5 (São José); além da construção do novo Terminal 1 (Centro) e do próprio T6 (Lago Azul). Estão inclusas ainda a reforma de 16 Estações de Embarque e Desembarque de Passageiros (Plataformas) ao longo dos corredores Constantino Nery, Torquato e Tapajós e Max Teixeira; e a construção das Estações Parque das Nações, Santos Dumont e Arena, que deverão estar prontos na segunda quinzena de novembro.

A essas melhorias na mobilidade urbana, soma-se a construção dos complexos viários Ministro Roberto Campos (na avenida Constantino Nery, entre as ruas Pará e João Valério), já inaugurado e que contém uma estação de transferência de passageiros, além do complexo viário Professora Isabel Victoria, em construção na avenida Max Teixeira, na interseção dos conjuntos Manoa e Mundo Novo, com previsão de entrega para o mês de novembro deste ano.

*Com informações da Semcom

Publicações Relacionadas

Primeira-dama lamenta morte de servidora com Covid-19 e alerta aos cuidados

Fabiane Monteiro

Comissão do Senado aprova reforma na lei de telecomunicações

Victoria Cavalcante

Flamengo assina TAC para garantir segurança aos atletas da base

Conceição Melquiades

Deixe um comentário

WhatsApp chat