A gestão do prefeito Francisco Sales de Oliveira (Republicanos), do município de Tonantins (distante 860 quilômetros da capital amazonense), está sendo investigada por possíveis irregularidades na substituição de agentes comunitários de saúde do município. O Inquérito Civil foi Ministério Público Federal e a decisão foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (14), na Portaria nº 9, de 10 de dezembro de 2021.
Conforme a denúncia, agentes comunitários de saúde foram substituídos “sem que houvesse atualização cadastral (CNEs) ou concurso público e recebimento de incentivo financeiro pelos novos agentes comunitários sem o respectivo labor”. As denúncias chegaram ao órgão através de representação de ex-agente comunitária de saúde, que apontou as possíveis irregularidades praticadas pela Prefeitura de Tonantins.
Além do Inquérito Civil, a procuradora determinou que “sejam cumpridas as diligências lançadas no Despacho de etiqueta PRM-TAB-AM-00010046/2021, por meio do qual são indicados quais os elementos de prova devem ser requisitados em um primeiro momento”.
Caso a Prefeitura de Tonantins queira se pronunciar, o portal Amazônia Press está disponível para qualquer esclarecimento.