O povo do município de Santo Antônio de Borba, situado a 147 quilômetros de Manaus, tem ficado insatisfeito com a gestão do prefeito de Borba, Simão Peixoto de Lima (PP), que aliás marcou uma suposta “luta” para o dia 8 de dezembro, devidos as críticas, que não são poucas, sobre sua gestão. As denúncias são da falta de reforma do porto de embarque e desembarque, escolas rurais, ramais que servem de escoamento da produção rural e mais incentivos a geração de emprego e renda para a cidade.
É visível o descaso com o porto de embarque e desembarque de passageiros em Borba. Quem trabalha ou precisa sempre se locomover até a capital principalmente, como é o caso do senhor Manoel Silveira (44), “É lamentável a situação que o povo de Borba vive com a questão do Porto. Estão improvisando, tendo que passar por uma prancha, e isso coloca em risco a vida de idosos, crianças e todos que precisam utilizar o porto da cidade”, criticou.
A população procurou a administração da cidade que fecha os olhos para o problema. “O embarque e desembarque das pessoas é uma grande preocupação, pois é preciso enfrentar a prancha para terem acesso às embarcações com destino a Manaus e o prefeito não faz nada”, disse. O atual prefeito, Simão Peixoto, está em sua segunda gestão e apesar de sua vitória nas urnas, vem sofrendo com acusações de ter uma dívida superior a R$ 2,6 milhões para ser quitada com o a previdência municipal.
Só lembrando que logo após a sua vitória nas urnas, houve uma manifestação de uma parte da população insatisfeita com seu trabalho de seu primeiro mandato. A realização do pagamento dessas dívidas, a reforma na pista de embarque, renovação de contrato de incentivos com produtores locais e servidores públicos com salários defasados, com certeza ajudaria a cidade a voltar a produzir, vender e comprar, é o que todos esperam ansiosos para acontecer.
Além de problemas administrativos e financeiros da sua atual gestão, está com uma luta marcada com ‘Mirico’ – Erineu Alves da Silva, marcado para o dia 8 de dezembro, no octógono do município, e já disse que não tem medo do tamanho do adversário. Tudo teve início com as críticas a sua gestão como prefeito realizada por Mirico em vídeo, que já avisou que está preparado e que também não tem medo. Esse assunto se tornou um dos assuntos mais comentados da cidade, e os moradores esperam pra ver quem ganha esse Fight Amazônico político.
Borba, localizada na calha do Madeira, por exemplo, tem na produção de mamão, limão, maracujá, banana, abacate e laranja a força de sua economia. Borba tem uma população de pouco mais de 40 mil pessoas, sendo que mais de 20 mil residem na zona rural do município, de acordo com os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O certo é que o povo clama por novas melhorias e espera que o atual prefeito cumpra suas promessas de campanha.
A Assessoria da Prefeitura do Município de Santo Antônio de Borba, até o fechamento desta matéria, não respondeu sobre as denúcias dos moradores.
Foto: Rede Social