O prefeito de Manaus, David Almeida, realizou, nesta terça-feira, 30/8, uma visita ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Prourbis, localizados no Jorge Teixeira, zona Leste. As unidades fazem parte do pacote de 18 espaços socioassistenciais que passam por obras de ampliação e revitalização.
Acompanhado do titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Eduardo Lucas, responsável pela administração dos equipamentos, David Almeida reiterou a importância das reformas realizadas nos centros de referência no aprimoramento e expansão dos serviços de assistência social na cidade de Manaus.
“A cidade de Manaus está sendo contemplada com obras da prefeitura. Nós estamos e vamos recuperar 18 estruturas de assistência social na nossa cidade. Após essa reforma, nós vamos ter a melhor estrutura para o atendimento na questão social da história da cidade de Manaus. Eu acredito que nós vamos ter uma das melhores estruturas do Brasil. Aqui funcionam dois complexos. Estamos buscando melhorar as estruturas da Prefeitura de Manaus para prestar melhores serviços à população da nossa cidade”, afirmou o prefeito.
De acordo com o secretário Eduardo Lucas, a visita às obras é importante para dinamizar ainda mais o processo de revitalização das unidades.
“O trabalho já vinha sendo muito bem conduzido. Hoje queremos otimizar ainda mais esse processo, para que possamos oferecer condições em que nossos usuários possam chegar aqui e encontrar um prédio acolhedor, limpo e refrigerado, oferecendo, também, um melhor ambiente de trabalho à nossa equipe”, ressaltou Eduardo Lucas.
A diretora de Área de Proteção Social da Semasc, Lilian Gomes, definiu o momento de reformas como uma “nova página na história da assistência social em Manaus”, que não poderia ser escrita sem a devida atenção aos principais equipamentos de atendimento. Segundo a diretora, é um momento de expansão, tanto material quanto ideológico.
“Hoje, cerca de 60 mil pessoas estão referenciadas nestes equipamentos. Com as reformas, creio que não apenas o número de usuários deverá crescer, como também o nosso número de “propagadores”, de pessoas que poderão falar para os vizinhos que agora temos um ambiente onde a população pode ser atendida com dignidade e qualidade. Os números devem aumentar porque as pessoas começarão a acreditar na mudança para melhor”, finalizou.
Equipamentos
O Cras é o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da proteção social básica. Constitui espaço de concretização dos direitos socioassistenciais nos territórios, materializando a política de assistência social.
É o local que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos sociais. Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de proteção básica e de referência para encaminhamentos à proteção especial.
O Creas é a unidade da política de assistência social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Entre os serviços ofertados estão o de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi); Abordagem Social; Serviço para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias, entre outros.
— — —
Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc e Thiago Fernando /Semcom