Com a Páscoa chegando mais cedo este ano, já é possível notar lojistas correndo para preparar as vitrines, e os ovos de chocolate aparecendo nas prateleiras dos supermercados. O feriado que geralmente é comemorado em abril, este ano cai no dia 31 de março, e já é possível perceber lojistas correndo para preparar as vitrines, e os ovos de chocolate aparecendo nas prateleiras dos supermercados. A alta no preço do cacau já projeta um aumento no valor do chocolate e, principalmente, nos produtos personalizados.
Entre janeiro e fevereiro deste ano, foi identificado um aumento médio de 11% no preço das barras de chocolate, 10,5% nos chocolates e bombons, e 1,8% nos ovos de Páscoa em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com a pesquisa realizada pela Horus, empresa de inteligência de mercado. A matéria-prima ficou 80% mais cara em um ano.
Com o aumento dos preços do cacau, muitos confeiteiros e produtores de produtos especiais para a Páscoa têm enfrentado desafios significativos. A alta nos custos impacta diretamente a produção e a disponibilidade desses produtos durante a época festiva. É o caso da confeiteira Valdeane Sales, que tem sentido no bolso a mudança nos valores.
“Tem afetado bastante, o chocolate de qualidade tem tido um aumento muito significativo e nisso meio que o nosso público está devagar esse mês pois aumentou não somente o chocolate mas também outras coisas como as embalagens,” relatou.
Enfrentar o aumento dos custos dos ingredientes, especialmente do chocolate, sem comprometer a qualidade dos produtos oferecidos aos clientes é um desafio que muitos empreendedores enfrentam atualmente. É essencial adotar estratégias eficazes para garantir a satisfação dos clientes e a viabilidade do negócio. Para a confeiteira Valdeane investir na divulgação dos seus trabalhos e ficar atento às promoções dos produtos têm sido ferramentas cruciais nesse momento.
“Por aqui a gente tem trabalhando muito com a divulgação e a pré páscoa, com venda de mini ovinhos, assim nossos clientes vão degustando antes da tão esperada páscoa. E o mais importante é caçar onde estão lançando promoção e aproveitar pra encher estoque,” disse.
A crescente valorização do cacau no mercado internacional desde 2022 juntamente com setor de produção de chocolate, tem enfrentado desafios significativos, fator esse que vem refletindo diretamente nos preços para os consumidores, diz o economista Altamir Cordeiro.
“Os preços dessa amêndoa vem subindo no mercado internacional, o Brasil apesar de ser um grande produtor e consumidor, precisa importar para atender a demanda do mercado interno brasileiro. Os preços saíram de US$ 2,300 dólares a tonelada em 2022 para quase US$ 6 mil dólares em 2023. A grande preocupação é o custo crescente que chega ao consumidor final. Parte da produção ainda está com os preços do ano passado, mas mesmo assim, a aumento de preços. Depois da Páscoa, os preços são bem maiores,” exemplificou.
A inflação também está contribuindo para a elevação dos preços, incentivando a troca de ovos de Páscoa por bombons, que estarão até 8,5% mais caros nos supermercados. Apesar da alta de preços e da menor propensão das famílias ao consumo, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) no final de fevereiro mostrou que o consumo no feriado de Páscoa deve aumentar entre 13% e 15% neste ano.
Um dos motivos para o otimismo vem do calendário e dos recursos que serão injetados na economia até a data. Em 2023, a Páscoa foi comemorada no início do mês, no dia 9 de abril. Neste ano, em 31 de março, o feriado terá forte influência do pagamento do Bolsa Família e de outros recursos que serão injetados na economia no trimestre, avalia a entidade.
Ainda conforme o levantamento, ovos de Páscoa com brindes lideram as encomendas do setor, 18,6% dos consumidores devem optar por essa categoria. Em segundo lugar ficam os ovos de chocolate de 100 a 185 gramas, com 17,9% das intenções de compra, e, por fim, os ovos maiores, de até 365 gramas, com 15,4% de procura.