Por conta da forte vazante do rio Negro, a Praia da Ponta Negra, um dos mais icônicos pontos turísticos de Manaus, está fechada temporariamente para banho. A descida do rio vem registrando, em média, um metro a cada quatro dias, chegando a atingir a cota de 15,08 metros, a menor registrada no ano.
De acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta estabelecido em 2013 pelo Ministério Público do Amazonas, quando o rio Negro atinge a marca dos 16 metros, a mudança brusca de profundidade do nível da praia em relação ao rio proporciona um ambiente perigoso e com alto risco de afogamentos. A interdição da praia segue a recomendação técnica do Serviço Geológico Brasileiro (SGB).
A preocupação é com o aumento da superfície irregular que se forma toda vez que o rio seca, criando depressões no terreno criam buracos profundos. Em 2023, durante o registro da maior vazante dos últimos 100 anos, a mesma medida foi adotada como protocolo de segurança.
A população poderá aproveitar outras opções de lazer como parques e praças, além de atividades culturais espalhadas por toda a cidade. Isso para que os moradores não fiquem sem opções de lazer durante esse período.
Em breve, todos poderão voltar a desfrutar de momentos de lazer e tranquilidade em uma das praias urbanas mais bonitas da Amazônia, com a certeza de que o espaço estará mais acolhedor e preparado para receber o público com conforto e segurança.
Por: Secretaria Municipal de Comunicação
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Autorizado TRE: 0600126-61.2024.6.04.0059