Os serviços de revitalização na Praça da Saudade, localizada na área central, zona Sul da capital, seguem de forma acelerada. Nesta quinta-feira, 29/12, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), deu continuidade aos trabalhos para deixar o espaço mais agradável as visitações e aos moradores que desenvolvem suas atividades físicas no local.
A Praça da Saudade está ganhando vida com a pintura dos pilares de concreto e pergolados, poda de árvores e lavagem do piso. “Queremos devolver este espaço aos moradores. É um compromisso do prefeito David Almeida, deixar a cidade mais humana para todos”, disse o titular da Semulsp, Sabá Reis.
As correntes que protegiam o monumento foram roubadas e com a restauração serão devolvidas ao local, novos bancos de concreto serão instalados, além da revitalização completa do paisagismo. A praça que já tem iluminação a led, depois de pronta vai receber também segurança pública e música para descontrair o ambiente.
História
A Praça 5 de Setembro, mais conhecida como Praça da Saudade, é um espaço público localizado no centro histórico de Manaus. É considerada uma das praças mais antigas da cidade. A escultura de Tenreiro Aranha foi sugerida por Silvério Nery em 1883, e através da Lei de nº 617 foi autorizada a construção da escultura em homenagem ao primeiro presidente da Província do Amazonas.
— — —
Texto – Alex Melo / Semulsp