30.3 C
Manaus, BR
24 de julho de 2021
Destaques Política

Portal da Transparência de Manacapuru é obrigado a ser atualizado após MP-AM ajuizar Ação Civil Pública

O Ministério Público do Amazonas, por meio da 2ª Promotoria de Manacapuru, ajuizou Ação Civil Pública para obrigar a Prefeitura desse município a atualizar o portal da transparência, com os dados e informações referentes às compras realizadas e contratos celebrados, de forma direta ou não, para a prevenção e enfrentamento da covid19.

De acordo com informações levantadas pela titular da 2ª PJ de Manacapuru, Tânia Maria de Azevedo Feitosa, o município recebeu R$ 8.406.667,50 do governo federal, como verba destinada ao enfrentamento da pandemia. 

Na exposição dos dados, via portal da transparência, criou-se um espaço para ações de enfrentamento contra a covid19, mas não houve, por parte da Prefeitura, a disponibilização no sítio sobre elementos de contratos, receitas e gastos, deixando a comunicação desatualizada.

“Eu visitei o portal do município, fui em todas as abas relativas a covid19 e tudo se encontra desatualizado. Desde maio, venho pedindo da prefeitura as cópias dos contratos, mas a prefeitura não encaminhou informação alguma.

Temos informação de que só no ano de 2021, Manacapuru recebeu mais de R$ 7 milhões de verba federal, então, nada mais justo que eles agora prestem contas de como, quando e onde eles gastaram esse dinheiro”, ressaltou a Promotora de Justiça.

No decorrer do processo, a Promotora de Justiça expediu ainda recomendões para que, no prazo de 10 dias, seja atualizado o Portal da Transparência, com a inclusão de todas as informações omitidas e outras que sejam relevantes para o interesse público, sob pena de providências judiciais cabíveis.

A Promotora solicita ainda que o Poder Executivo suspenda, se houver, os processos licitatórios em andamento, fazendo novas publicações exigidas pela lei e disponibilizando a íntegra do edital no Portal da Transparência, de forma simultânea à realização do procedimento licitatório.

Publicações Relacionadas

Eleições 2020 podem ser prejudicadas pelo coronavírus

Redacao

Em ações na zona leste, PMAM detém três homens, entre eles um foragido da justiça

Edivan Filho

Mais de 10 mil cestas básicas foram entregues para pescadores artesanais do Amazonas

Shayenne Medeiros

Deixe um comentário

WhatsApp chat
takipçi al takip2018 takipcihilesi
takipçi al takip2018 takipcihilesi