Foto: Amazonia Press

Na noite desta terça-feira 2, foi realizado o primeiro Prêmio Nacional da Igualdade por meio do Instituto INAO-BRASIL. A solenidade foi realizada no Auditório Deputado Belarmino Lins, no bairro Flores, zona Centro-Oeste de Manaus.

INAO, que além de se organizar no combate ao racismo e a qualquer tipo de violência e discriminação aos quais negros e negras são submetidos, coloca como seus principais objetivos a promoção da ética, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e dos demais valores universais.

Na voz do Presidente do Instituto no Amazonas, Christian Rocha, foi destacado que os negros precisam lutar, fazer política e buscar a emancipação cidadã por meio da organização e participação política nas instâncias oficiais e credenciadas dentro da sociedade brasileira. INAÔ se qualifica legalmente e de forma ordenada para atuar no cenário brasileiro nas mais diversas instâncias.

Foto: Francisco Araujo / Amazônia Press

Na ocasião foram homenageados diversos comunicadores, que somam forças na luta contra a desigualdade. Como é o caso do jornalista Francisco Araújo que atua nesta na luta.

“Quando o Christian me falou sobre essa premiação, eu pensei que seria para fazermos a cobertura do evento através do portal de notícias Amazônia Press, não imaginava que seríamos um dos homenageados como amigos do INAO. Fiquei feliz e honrado, porque nós estamos fazendo o nosso papel de jornalista, que é de informar e trazer a tona as dificuldades e a desigualdade na nossa cidade. O Christian é um parceiro do portal Amazonia Press, do qual ele comanda um programa de PodCast, junto com o Edivan Albuquerque. Nesse espaço eles tem autonomia para falar abertamente sobre as intolerâncias raciais e culturais afro”. Disse o Araújo.

A jornalista Paula Litaiff, que também foi uma das premiadas explica sobre a importância do jornalismo no combate a desigualdade:

O jornalismo ele é uma ferramenta de missão social e infelizmente isso vinha sendo perdido aqui no Amazonas, por conta de portais de noticias que não levam o jornalismo a sério. Mas que bom que existem prêmios como o INAO, que consegue resgatar a essência jornalística. Parabenizo também o Portal Amazonia Press, pelo trabalho importantíssimo que tem feito no estado, pois é dessa forma que a gente consegue fazer um jornalismo responsável”. Ressaltou Litaiff.