Já percebeu que alguns jogos antigos explodem em popularidade do nada? Isso aconteceu com Among Us, em 2020, com Rust, em 2021, e se repetiu mais recentemente com Project Zomboid, em 2022. E o que esses três games têm em comum? Todos só fizeram sucesso após pelo menos dois anos do lançamento original, sem que as desenvolvedoras levantassem um dedo para isso acontecer.
O segredo por trás do sucesso repentino desses três jogos é o mesmo: streamers da Twitch. Among Us, Rust e Project Zomboid chamaram a atenção dos jogadores assim que começaram a aparecer na plataforma da Amazon, em lives de canais com muitos seguidores — na faixa das milhões de pessoas.
Por motivos não muito claros, os criadores de conteúdo famosos resolveram dar uma chance para esses games que estavam, até então, esquecidos no churrasco. Em um piscar de olhos, os três jogos passaram a receber muita visibilidade orgânica, na melhor definição de hype.
Essa informação é comprovada pelos dados fornecidos pelo Steam Charts — que registra a quantidade de jogadores simultâneos em games do Steam — e pelo Twitch Tracker — responsável por quantificar a audiência em lives na Twitch. Quando comparamos os picos de popularidade entre as duas plataformas, vemos uma combinação quase exata.
Among Us alcançou o pico mais alto de todos
Lançado em junho de 2018, Among Us registrava, em média, 1 mil jogadores por mês nos dois primeiros anos de vida. Essa realidade começou a mudar a partir de julho de 2020, quando o game teve alta vertiginosa na quantidade de pessoas conectadas via Steam. O jogo de dedução chegou a ultrapassar GTA 5, ficando apenas atrás de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e Dota 2.
Tudo começou com o streamer SR_Kaif, que jogava Among Us frequentemente em seu canal na Twitch com 136 mil seguidores, desde o início de 2020. Em maio, Singsing e AdmiralBulldog — com 600 mil e 700 mil seguidores, respectivamente — começaram a entrar na onda do jogo de dedução. Foi aí que o momento do hype creceu.
Segundo o Steam Charts, Among Us chegou ao ápice de sua popularidade em 31 agosto de 2020, quando teve pico de 438.524 jogadores conectados. Nessa mesma época, o game se tornou uma das atrações mais assistidas na Twitch — ultrapassando as 743 mil visualizações mensais —, graças à visibilidade gerada por streamers gigantes, como Sodapoppin, DrLupo, HasanAbi, Sweet_Anita, Ludwig, XQc, entre outros.
Rust entrou na onda dos servidores online
Com Rust, a história foi bastante parecida. A única diferença é que o jogo de sobrevivência online da Facepunch Studios não era tão desconhecido quanto Among Us. Lançado em dezembro de 2013 em acesso antecipado no Steam, Rust estreou com 51 mil jogadores simultâneos e chegou a ter quase 100 mil pessoas online no final de 2020.
Na virada do ano para 2021, entre dezembro e janeiro, streamers grandes descobriram Rust e decidiram se aventurar no game. Na época, criadores de conteúdo como Shroud, XQc, Pokimane e Disgusted Toast se reuniram em um único servidor organizado pelo grupo Offline TV, e milhões de pessoas passaram a conhecer o título.
Foi nessa época que Rust registrou seu pico de popularidade na Twitch e no Steam. Em janeiro de 2021, as lives do game alcançaram mais de 1,3 milhão de pessoas. Já no Steam, mais de 220 mil jogadores se conectavam em simultâneo aos servidores do título mensalmente.
Project Zomboid ressurgiu após 9 anos
Project Zomboid é o exemplo mais recente de jogo antigo que renasceu dos mortos com a ajuda de streamers. Em comparação com Among Us e Rust, porém, o “The Sims de zumbis” foi o que mais demorou para decolar, levando nove anos para enfim ser reconhecido por mais pessoas do que a fiel comunidade de 7 mil usuários que acompanhavam o game mensalmente.
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No caso de Project Zomboid, streamers como Sodapoppin, SovietWomble, Imaqtpie e Moonmoon começaram a jogar após o lançamento da Build 41, que introduziu um modo multiplayer ao game. Com possibilidades quase infinitas de interação entre pessoas, Project Zomboid se tornou uma espécie de GTA RP na Twitch, atraindo todos os tipos de audiência.
A ascensão de Project Zomboid começou entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, quando o jogo passou de humildes 7 mil jogadores simultâneos para mais de 60 mil, rapidamente. Nessa época, o simulador ficou entre os 20 jogos mais populares do Steam.
Para ser mais específico, em janeiro de 2022, Project Zomboid alcançou o pico de 65 mil pessoas conectadas no Steam. Na Twitch, o ápice de audiência aconteceu no mês anterior, em dezembro de 2021, quando as lives do game foram assistidas por mais de 94 mil espectadores.
Nem só de streamers vive o hype pelo jogo
Apesar de atraírem muitas pessoas em suas lives, os streamers da Twitch não foram os únicos responsáveis pelo sucesso repentino de Among Us, Rust e Project Zomboid. Há ainda um outro fator importante que precisa ser considerado nessa equação: a acessibilidade.
Os três jogos são leves — Rust nem tanto, mas Among Us e Project Zomboid rodam em literalmente qualquer computador — e aparecem com frequência em promoções do Steam. Além disso, eles têm jogabilidade simples. Esses pontos facilitam muito a entrada de novos usuários.
Nos últimos dois anos, o mundo ainda tem enfrentado a pandemia da Covid-19. Em 2020, principalmente, muita gente buscou games multiplayer para se divertir com amigos sem sair de casa, e Among Us se beneficiou demais com isso. Inclusive, o sucesso do jogo de dedução foi o maior entre os três citados aqui.
Além de trancar pessoas em casa, a pandemia causou uma crise enorme no mercado de hardware. Devido à escassez de chips semicondutores, peças de computador, como placas de vídeo e processadores, ficaram muito caras. Com isso, pouquíssimas pessoas conseguem investir em um PC potente para rodar os jogos mais modernos.
É aí que entram games como Among Us, Rust e Project Zomboid. Graças aos requisitos mínimos bem modestos, mais pessoas conseguem rodá-los em máquinas básicas, como notebooks sem placa de vídeo dedicada. Por isso, para um jogo fazer sucesso, ser acessível é tão importante quanto ser divertido.
O hype é temporário e passa rápido
O sucesso repentino é importante para impulsionar jogos que ficam esquecidos por muito tempo. Porém, há um problema: o hype é sempre temporário. Among Us, Rust e Project Zomboid tiveram seus 15 minutos de fama por algum tempo, até se tornaram estáveis novamente nos gráficos de audiência.
Apesar de perderem tração após alguns meses, os três jogos ainda continuam mais populares do que antes de atingirem seus picos de jogadores simultâneos. Nesse momento, as desenvolvedoras precisam agir e lançar novos conteúdos para manter a comunidade ativa.
Para este ano, ainda há tempo de mais um jogo antigo ressurgir das cinzas. Qual será? Depende da boa vontade dos streamers, os quais estão muito ocupados com o MMORPG Lost Ark.