Olá, como vai você?
Eu sempre gosto de escrever meus textos como se estivesse escrevendo para uma pessoa próxima, talvez por este motivo tenho recebido tantos elogios. Obrigada, eu agradeço de coração.
Acredito que você já tenha se perguntado algumas vezes sobre a terapia, será que realmente é bom? O que mudará em sua vida ou em você?
A terapia é fundamental para todas as pessoas que desejam se conhecer e melhorar de vida.
Algumas razões para você refletir sobre o porquê da terapia:
- Para desenvolver o autoconhecimento e a partir desse ponto o autocuidado, o auto amor e uma boa autoestima.
- Para poder desenvolver relações mais saudáveis e identificar possíveis relacionamentos abusivos.
- Para desenvolver habilidades emocionais equilibradas.
- Para saber identificar seus limites e desejos.
- Para conhecer quem é você, o que você busca e como traçar suas metas.
Essas são só alguns pontos que tornam a terapia fundamental para quem quer ter uma vida de verdade, enfrentando suas dificuldades e sabendo o que de fato você busca. O que são crenças limitantes, o que são pensamentos persecutórios.
Apenas imagine como seria sua vida se: você tivesse equilíbrio diante de uma discussão, diante de uma situação difícil ou diante de um enfrentamento que tira você da zona de conforto e exige uma mudança de atitude?
É isso que a terapia faz quando você se envolve de verdade e não superficialmente.
Você poderia escrever agora mesmo sobre três comportamentos que aprecia em você e não precisa mudar, depois escreva sobre três comportamentos ou atitudes que você não gosta em você e quer muito mudar. Esse exercício é muito interessante para trabalhar as questões fundamentais para uma vida mais equilibrada, leve e satisfatória. Pense um pouco sobre o que você escreveu. Desta forma, fazer terapia quando você se envolve de verdade no processo, faz toda a diferença para poder identificar seus conteúdos negativos, limitações, medos e frustrações, abordar suas virtudes, desejos e qualidades, sim, porque cada ser humano carrega em si um mundo ainda desconhecido, como um iceberg, a parte que você conhece de si é apenas a ponta do mundo que está aparecendo, o que você desconhece é tudo que está escondido. É também importante para você identificar não só seus conteúdos, como também os conteúdos das outras pessoas.
Em muitas ocasiões, você pode estar cobrando do outro o que o outro não sabe dar e essa cobrança causará frustrações em você. Isso ocorre porque você cobra o que o outro não sabe dar ou simplesmente não está querendo dar. Entender o que é seu conteúdo e do outro faz a vida parecer mais leve.
Quando falo de autoconhecimento, não estou me reportando apenas aos aspectos que você já descreve de si, me refiro a capacidade de reconhecer seus patrões vibracionais, suas emoções, como e por que elas surgem, quais os seus pontos de equilíbrios, onde você recarrega suas forças psíquicas, o que consegue tirar você do eixo do equilíbrio, o que é zona de conforto para você.
Autoconhecimento tem muito com a parte escondida do iceberg, poder identificar e “mapear” conteúdos escondidos, que estão por trás e que movem suas emoções, fazendo você tomar suas decisões. Compreender com clareza o que precisa ser mudado para ser uma pessoa muito melhor para você e para todas as outras pessoas. Imagina, somente imagina, não precisar se meter em confusões só porque está sendo provocado ou sair de situações conflituosas sem nem ao menos levantar a voz. É ótimo.
Acho que, por hoje, é isso.
Um forte abraço e fica com Deus.
Olha, se você é novo por aqui, convido você para conhecer meu trabalho nas redes sociais, é só escrever @dra nazaremussa.