Não é de hoje que a população do município de Presidente Figueiredo (distante 119,67 km da capital amazonense) tem denunciado o sofrimento com a gestão da prefeita Patrícia Lopes (UB). Além dos problemas com água contaminada, gastos exacerbados e com a falta de infraestrutura no geral, os moradores da comunidade do Areal 2, no Km 18, agora denunciam a falta de pavimentação nos ramais do município.
Conforme a população que reside na comunidade, localizada na zona rural do município, as irregularidades do ramal prejudicam os estudantes que precisam ir à escola e os moradores locais que precisam se locomover. Ao portal Radar Amazônico, um morador alegou que chegou a pedir uma máquina para a Prefeitura para que os próprios moradores pudessem resolver o problema, mas nunca chegaram a serem atendidos pela gestora do município.
“Nós da comunidade que temos que ficar arrumando o ramal constantemente e os ônibus que já não são novos ficam atolados no meio do lamaceiro”, enfatizou o morador.
Os moradores reclamam ainda da aplicação do “asfalto fantasma”, visto que a empresa Infra – Serviços de Obras de Terraplanagem e Pavimentação Eireli – EPP, inscrita no CNPJ nº 04.246.604/0001-73, recebeu mais de R$ 15 milhões para a pavimentação de ruas e ramais no município e a execução do trabalho nunca foi vista.
Na edição dessa terça-feira (10) do Diário Oficial dos Municípios (DOM) a mesma empresa foi contratada novamente só que para os serviços de drenagem, pavimentação asfáltica, manutenção de pavimento asfáltico existente, recapeamento, execução de sinalização horizontal de vias, aplicação de sarjeta, meio fio e calçada. Para a execução das atividades, a empresa vai receber o valor de R$ 4.323.025,38 (quatro milhões, trezentos e vinte e três mil, vinte e cinco reais, trinta e oito centavos).
O portal Amazônia Press entrou em contato com a prefeitura de Presidente Figueiredo, que alegou que desconhece as denúncias, mas que os problemas atuais são causados pela situação climática que pode impedir trabalhos de melhoria. Além disso, destacou que as chuvas que acontecem quase todos os dias estão resultando em problemas em vários municípios.
*com informações do portal Radar Amazônico